segunda-feira, 29 de setembro de 2014

MONCORVO - 1740 (Reedição de posts desde o início do blogue)


...passey pela Torre de Moncorvo, onde nasci e onde tenho algumas fazendas ; e foy o meu primeiro cuidado ser util aos meus Compatriotas em tudo o que me fosse possivel. Achey - os discordes, e desapplicados , e para o remedio os juntava em huma casa de campo , que edifiquey , e onde vivi alguns mezes . Alli ,lhes dava abundantes merendas , em que com muita reiteraçaõ nos acompanhou o Senhor de Villa Flor.Fundey tambem huma Academia com o titulo de Academia dos Unidos , dizendo-lhes , que assim haviaõ de chamarse , e assim haviaõ de ser . Pelos estatutos da referida Academia deputey dias , em que deviaõ escrever em prosa , e verso papeis eruditos , e discretos ; dias em que se exercitassem no manejo dos cavallos ; e dias para o exercicio da Musica , e Dança."

De Francisco Botelho de Moraes e Vasconcellos, in "Discurso politico, historico e critico, que em forma de carta escreveu a um certo amigo"
Francisco Botelho de Moraes e Vasconcellos ( 1670 -1740 ), nasceu em Torre de Moncorvo . Autor de várias obras, foi membro da Real Academia Espanhola.
foto L.B.

3 comentários:

  1. Grande moncorvense!Não será altura de se lhe prestar homenagem? Em Salamanca, onde também viveu , há uma praça com o seu nome.E não é a sua terra natal!

    Um admirador

    ResponderEliminar
  2. Se fosse possível ,podiam colocar o texto em português.
    cps.
    c

    ResponderEliminar
  3. ESTAMOS NO SEC.XVII-XVIII! ESPANTOSO!
    MAS ISTO É MAGNÍFICO!EM HUMA- NUMA; HAVIÃO-HAVIAM;FAZENDA-QUINTA;ACHEY-ACCHEI; CAVALLOS-CAVALOS.
    REGRAS PARA BEM VIVER: DANÇA, MÚSICA, EQUITAÇÃO,ETC.

    ARINDA

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.