quarta-feira, 20 de março de 2013

TORRE DE MONCORVO - Capela da rua Nova

Maternidade
Foto A.F.M.
Publicada em Agosto de 2010

23 comentários:

  1. Por fora, o edifício está uma miséria.Diz quem viu, que o interior é de uma beleza e riqueza incalculáveis, a necessitar de grande restauro.Faz parte de um solar que já foi residência de nobres e hoje é...um armazém de batatas!

    Uma moncorvense

    ResponderEliminar
  2. Onde é a Rua Nova? Nunca entrei nessa capela, ou bembrar-me-ia da pintura...

    Júlia

    ResponderEliminar
  3. A Rua Nova é a paralela à Rua da Misericórdia.

    Uma Moncorvense

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, caríssima amiga. E claro que em tempos idos entrei na capela. Uma ou duas vezes. Mas não me recordo do quadro. Eu era pequenita e ninguém me terá chamado a atenção para ele.
    Aliás, devo confessar que tinha muito medo de pinturas em tons escuros e de santos muito velhos, com as chagas abertas roxas e azuladas, o sangue de um castanho-violáceo escuro, como os que estavam na sacristia da Misericórdia. Fugia a sete pés. Só parava na Corredoura.

    Credo! Estou muito tétrica. Vou já parar.

    Júlia

    ResponderEliminar
  5. A capela Nossa Senhora dos Prazeres faz parte do solar dos Vasconcelos.1714 é a data que está gravada na porta. É um imóvel de interesse público (decreto 95/78).
    L.M.

    ResponderEliminar
  6. o que se fica a saber aqui!!! é um mundo de sabedoria e de novidades.

    ResponderEliminar
  7. 40 anos depois li aqui o nome da Rua onde fui muito feliz em Moncorvo. RUA NOVA.... no passado tudo era lindo e no meu imaginario continua tudo lindo.
    Um abraço por esse postal ilustrado que é Moncorvo.
    FIZÉ

    ResponderEliminar
  8. Aí está, depois de passar aqui pelo blogue, um objecto de visita e apreciação de arte, em Moncorvo, como tantos outros!
    A.A.

    ResponderEliminar
  9. Maria Lucia Melo escreveu: "Julia, também confesso! Aqueles crucifixos,com a imagem brutal do Cristo, todo ensanguentado,nunca me "apeteceu " ver ! Ui,também estou tétrica hoje ! beijos"

    ResponderEliminar
  10. Manuela Xavier Lourenço, escreveu: "A capela da minha rua, no tempo da amêndoa era na capela que a partiamos."

    ResponderEliminar
  11. desculpe Manuela X.Fonseca,mas não era na capela que partiamos a amendoa mas sim na na sala ao lado justo antes de chegarmos á entrada da capela .Eu sou o Tózé Silva que morava na primeira casa do lado esquerdo a minha mãe chamva-se Isabel e o meu pai José da Silva era o cauteleiro,o BIGODES.Na casa a seguir á capela morou a menina Céu(viuva)que era costureira.bons tempos.Nessa altura eu teria os meus 15 anos.

    ResponderEliminar
  12. Alguém me explica porque se chama Rua Nova?

    ResponderEliminar
  13. Até 1496 esta rua era a judiaria de Moncorvo, certamente fechada por portas em uma e outra extremidade. Os moradores pagavam uma renda ao Conde de Sampaio. Com a publicação do decreto de expulsão dos judeus, foram extintas as judiarias e as ruas por elas ocupadas passaram geralmente a ter a designação de Rua Nova. Também as sinagogas foram fechadas e transformadas em capelas umas, outras vendidas a particulares. Terá sido o caso de Torre de Moncorvo. Segundo a tradição a antiga sinagoga dos judeus da Rua Nova de Torre de Moncorvo ainda se conserva e bem imponente. Está sofrendo obras de recuperação. Pena é que não seja transformada em um Centro e Documentação Marrana, em homenagem às centenas de cidadãos Moncorvenses que sofreram nas cadeias da Inquisição ou foram obrigados a fugir. Passa por eles a Memória mais vincada desta terra... Isso foi feito em Belmonte, Tomar, Castelo de Vide e outras terras portuguesas, para já não falar de Castela, com grande proveito derivado dos fluxos turísticos que isso acarreta. Em Trás-os-Montes, verdadeiramente a Pátria do Marranismo, continuamos a dormir na fronha e a queixar-nos do abandono... J. Andrade

    ResponderEliminar
  14. Gostava que outros garotos da minha rua dessem notícias e partilhassem as brincadeiras daqueles tempos..e quando íamos com o Fernando nas ferias de verão tocar no órgão da igreja? Que tempos!..

    ResponderEliminar
  15. Eu também vivi nessa rua e lá brinquei muito.. Éramos mais de 20 garotos nesse tempo. Lembro me da Manuela, da dina, Lurdes, Fernando, Fernanda , Francisco José e a sua irmã.. Os filhos do sr Rômulo, os filhos da menina beatriz, a Leono r e outros que já não me lembro do nome..foi muito bonito e intenso o tempo em que vivi naquela rua.. Rua nova..

    ResponderEliminar
  16. Algum falou na menina céu . A mãe da manuela..grande senhora,fazia camisolas de malha a máquina muito bonitas e cantava na igreja. A seguir morava a dina e a Lurdes e logo na outra casa o Fernando e a Fernanda. Tanta miudagem..e hoje por onde andarão?

    ResponderEliminar
  17. Sr toze Silva.. Voce disse que a seguir a capela morou a menina céu , mãe da Manuela. Então porque nao mora já nessa casa? Eu estive lá há três anos e ainda lá vivia..aquela rua e uma rua magica...

    ResponderEliminar
  18. Então jovens da rua nova (69, 70, 71, 72) dêm lá notícias. Vamos lá recordar o tempo em que tudo nos parece eterno...como éramos felizes! Tínhamos tudo.. Nao acham que é uma benção termos vivido naquela bendita rua?

    ResponderEliminar
  19. Olá fizé.. Vivemos porta com porta como se costuma dizer, na rua nova. Era linda nao era..mas também nós éramos lindos e felizes. Ela lá está com a mesma magia..um abraço para ti e para a Manuela.

    ResponderEliminar
  20. Manuela, brincamos muito na nossa querida rua nova.. Éramos tantos... Vou tentar relembrar: Manuela, dina, Lurdes, Fernando, Fernanda, Lucia, são, Zé manel , tu e o teu irmão, mila, Terezinha, titinha, Tereza Menezes e o irmão, havia outros mas nao me consigo lembrar dos nomes.. Desculpem.. Quantas brincadeiras nas escadas da capela, no largo do castelo, e na rua da lucinha. E os trambolhões que demos com a bicicleta da lucinha ? Foi nela que a maioria dos garotos da nossa rua aprendeu a pedalar.! Que tempos tão bonitos! Tínhamos TUDO.

    ResponderEliminar
  21. Entas gente dos anos sessenta e setenta da rua nova... Digam coisas, vamos lá relembrar.. Era tudo tao simples , tínhamos tudo!

    ResponderEliminar
  22. Agora já sei porque o Fizé não diz mais nada....paz para TI Fizé.

    ResponderEliminar
  23. Lurdes pinto, dina, manuela xavier e manuela coelho, fernanda, Fernando e Julio, Teresa, são e Zé manel, mais é muitos mais, mas já não me recordo dos nomes.,.. Aquela rua ainda é linda e tem muita magia!!! Saudades e abraços para todos.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.