terça-feira, 17 de abril de 2012

TORRE DE MONCORVO - LARINHO

Nota: Para abrir a página(ampliar o texto ), clique no lado direito do rato ;abrem as instruções, e depois clique em abrir hiperligação

5 comentários:

  1. visitar:http://larinho.home.sapo.pt/inicial.htm

    ResponderEliminar
  2. História

    A aldeia do Larinho é povoada desde o Neolítico, exemplo disso são os machados que aí têm sido encontrados, assim como o aparecimento de uma mó manuária no lugar de Pinhal.
    O primeiro documento escrito em que a povoação é referida data de 1326 e faz parte do Arquivo Municipal de Moncorvo. Pensa-se que o topónimo de Larinho vem de terra de pinheiros, no entanto há também quem defenda que o nome vem de Oleirinhos, pois o Larinho seria assim uma terra de oleiros. Os habitantes da aldeia têm outra explicação, esta por sua vez lendária, para o termo. Segundo o povo, Larinho vem de Larzinho, um lar pequenino. O primeiro habitante teria sido um homem que foi para ali desterrado pelo juiz por ter cometido um crime. Acabado o tempo de desterro voltou para casa, mas para se despedir da família, dizendo que naquele lugar encontrou a paz e que tinha construído lá um Larzinho.
    No termo da aldeia situa-se a Zona Industrial, onde se encontram a maior parte das empresas do concelho, que tem permitido dar ocupação a grande parte da população desta freguesia, mas também de outras mais próximas.
    A Igreja matriz, edificada em 1780, apresenta um estilo Barroco. Nesta freguesia, encontram-se algumas casas que se destacam em cantaria, mas solarengas, o que nos lembra que por lá também houve muita riqueza.

    Distância a Torre de Moncorvo
    7 Km
    Festas e Romarias

    St. Luzia (ultimo Domingo de Agosto), N. Sra. da Purificação (8 de Agosto), e St. António (13 de Junho).
    Património

    Igreja matriz, capelas de St. Barbara de St. António, de St. Luzia, de N. Sra. dos Aflitos e de N. Sra. de Fátima, fontes, cruzeiros e ponte romana.

    Lagar de azeite de tracção animal, margem esquerda do rio Sabor e moinhos movidos a água.
    Actividades Económicas

    Agricultura, amendoal, vitivinicultura, olivicultura, pastorícia, comércio, construção civil, serralharia, mobiliário, mármores, decoração e lacticínios.

    http://www.torredemoncorvo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olà!fico contente pelo anuncio!e o pinhal,voce sabe de qual se trata?!porque nao valorizar esse lugar?como exemplo fazer um jardim com historia?apenas estraiem elementos deixando morrer sitios memoraveis!

      Eliminar
  3. Pedro Cardanha :Para começar quero agradecer, primeiro ao Dorbalino (meu primo) por descrever tão bem esta aldeia que para mim para alem de ser linda, é mágica, pois foi lá que passei grande parte da minha infância, sempre tão bem amparado e acarinhado pe...los meus avós, a avó Margarida e o tão saudoso e especial AVÔ ISMAEL, depois gostava também de agradecer aos criadores deste blogue pois não imaginam o bom que é estar em Angola e poder através de vocês minimizar as saudades e a falta que sempre sinto de Moncorvo e tão particularmente do meu Larinho. Para vocês mais uma vez o meu muito obrigado.
    Larinho, meu Larinho, que tanto me faz lembrar a aldeia do Asterix, que todos querem mas ninguém consegue conquistar nem apagar, não do mapa mas sim da memória dos que de lá são e daqueles que por lá passam, e isso também se deve a Homens como o meu primo Dorbalino, que embora já não esteja no Larinho à muitos anos, nunca por momento algum deixou de ser um dos mais notáveis e dedicados embaixadores do Larinho.
    Para todos aqueles que sentem e têm o Larinho no coração, um grande abraço...

    ResponderEliminar
  4. Carla Oliveira: O texto está muito lindo mas descreve o Larinho dos anos 60/70. Não podemos deixar que as pessoas pensem que a nossa terra parou no tempo. Os monumentos graças Deus continuam lá mas as vivências das gentes já são outras...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.