quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

HISTÓRIA DA PRIMEIRA REPÚBLICA EM TORRE DE MONCORVO

O livro História da Primeira República em Torre de Moncorvo (1910-1926) centra-se no estudo das especificidades da acção republicana neste concelho, desde o acto revolucionário fundador da República Portuguesa até ao seu ocaso.
Pretende-se que a diversidade dos temas abordados e a correspondente conceptualização permita vislumbrar os contornos sociais, políticos, económicos e culturais subjacentes a todo este breve mas rico e intrincado percurso. Combinam-se os factos cronologicamente encadeados e a sua interpretação, advinda do recurso a condicionantes estruturais locais de vários tipos, com as sucessivas e indispensáveis remissões para o enquadramento nacional. Tal processo não podia deixar de se submeter à teorização republicana, componente fundamental para o entendimento de posições tão imperativas como, por exemplo, a que correspondeu ao fenómeno religioso.
Se o trabalho tem em vista, por um lado, informar sobre este momento histórico do concelho de Torre de Moncorvo em todas as suas nuances, aspira, por outro, a que desperte para a pesquisa e para a reflexão sobre outros momentos históricos, num procedimento que se harmoniza com a historiografia actual ao defender a concentração positivista em trabalhos de menor escala, deixando para trás os grandes debates ideológicos do passado.
Autor: Adília Fernandes

Edição Palimage com o apoio da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo.

Nota: Clique na imagem para aumentar ou abra a imagem numa nova janela para poder ampliá-la ainda mais.
(Clique com o botão direito do rato em cima da imagem que pretende ampliar e depois escolha a opção: "Abrir hiperligação numa nova janela", na mesma surge ainda uma lupa com um + para poder ampliar uma segunda vez)


(Reedição de posts desde o início do blogue)

2 comentários:

  1. Adília Fernandes nasceu no Felgar, concelho de Torre de Moncorvo. Iniciou aqui os seus estudos, com passagem pelo Colégio Campos Monteiro. É licenciada em História pela Universidade do Porto e Mestre na mesma área pela Universidade do Minho, em Braga, à qual continua ligada como investigadora. Desenvolve, de momento, um projecto de doutoramento a partir de fontes constantes do Arquivo Municipal de Torre de Moncorvo. Tem vários trabalhos publicados, com particular incidência no âmbito da sua especialidade – História das Mulheres. É fundadora e elemento da direcção do CEPIHS - Centro de Estudos e Promoção da Investigação Histórica e Social – com sede em Torre de Moncorvo.
    Publicações:
    - De Asylo a Fundação.
    100 Anos de um Agir Solidário em Torre de Moncorvo
    - O Lugar Feminino no Liceu de Sá de Miranda. Braga (1930-1947)
    - História da Primeira República em Torre de Moncorvo1910 - 1926

    Edição PALIMAGE

    ResponderEliminar
  2. Este livro, o de António Júlio Andrade e a revista do Colégio Campos Monteiro, são 3 obras fundamentais para um conhecimento de Moncorvo nesse período.Já li os 3 e recomendo-os a todos.
    Deviam ser de leitura obrigatória na escola secundária dr.Ramiro Salgado.
    M.C.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.