segunda-feira, 15 de novembro de 2010

TORRE DE MONCORVO - EFEMÉRIDES

14 de Novembro de 1909 - A câmara municipal de Torre de Moncorvo comprou um carro que era puxado por uma mula, no qual foi instalado um recipiente, em forma de pipa, para recolha diária dos dejectos. Todas as manhãs percorria as ruas da vila e as pessoas despejavam para ali os vasos de cabeceira, os penicos, como diz o povo. Era o saneamento básico da época. O recipiente foi baptizado com o nome de Jasmineira, naturalmente aludindo ao perfumado odor que exalava.


15 de Novembro de 1904 - Lançamento da primeira pedra da ponte rodo-ferroviária do Pocinho, em cerimónia presidida pelo ministro das obras públicas, o conde de Paçô Vieira

4 comentários:

  1. Versão moderna da "Caderneta de Lembranças2'

    ResponderEliminar
  2. Mas sem erros ortográficos...

    ResponderEliminar
  3. Efectivamente foi no dia 15 de Novembro de 1903 que se inaugurou a ponte do Pocinho. A cerimónia foi presidida pelo conde de Paçô Vieira, ministro das Obras Públicas que, no regresso a Lisboa, visitou a Exposição Agrícola no Palácio de Cristal, no Porto. O jornal O Trasmontano desse dia publicou na primeira página as fotos e notas biográficas do ministro, do deputado Ferreira Margarido e de Lopes Navarro, como sendo os homens que mais trabalharam para a construção da ponte. Pelos comentários nota-se que há muita gente que presta atenção ao assunto, o que é muito bom. Júlio Andarde.

    ResponderEliminar
  4. Para a história da conatrução da ponte, eis o interessante comen~´ario feito por Justiniano de castro na Caderneta de Lembranças: - Agosto 15 (1899)- Veiu de Lisboa o Ministro das oras publicas ao pucinho a viajar e a gastar dinheiro ao governo e a fazelo gastar á outra gente para o irem avesitar, para lá serem roubados por... lhe prometeu de fazer todos os esforços... para que a ponte sobre o doiro seja... com isto os contentou e foice.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.