terça-feira, 23 de novembro de 2010

TORRE DE MONCORVO - EFEMÉRIDES

24 Novembro 1832 – Quando as tropas Miguelista se viam derrotadas por toda a parte, em Torre de Moncorvo a câmara municipal promovia uma reunião pública onde se ratificava o juramento de fidelidade ao rei D. Miguel I e obediência ao legítimo e paternal governo. Convém dizer que o corregedor da comarca era o famigerado desembargador Manuel José de Oliveira Malafaia, o juiz de fora e presidente da câmara chamava-se António Pereira da Fonseca e os vereadores eram: José António Carneiro de Magalhães, Carlos José Botelho (dono da casa brasonada dos Botelho Vasconcelos) e José Leopoldo Botelho de Magalhães. O procurador do concelho era Venâncio Joaquim Teixeira e o vigário geral do arciprestado António Xavier Carneiro de Magalhães. A acta foi subscrita por 88 Moncorvenses.


24 Novembro 1904 – Notícia do semanário O Trasmontano sobre a chegada a Moncorvo do primeiro motociclo: - Esteve aqui na semana passada um empregado de uma fábrica de moagem de Figueira de Castelo Rodrigo que fez a viagem pelo Pocinho para esta vila montado num magnífico motociclo, o primeiro que aqui vimos. Montado no tal corcel, percorreu algumas das nossas ruas, caso este que provocou a admiração de muita gente.

António Júlio Andrade

2 comentários:

  1. "era o famigerado desembargador Manuel José de Oliveira Malafaia" porquê?

    ResponderEliminar
  2. Pela acção ditatorial e perseguidora desenvolvida contra as camadas populares que na região de Moncorvo se pronunciavam predominantemente pelos liberais. Ao menos é este o mei entendimento. J. Andrade

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.