domingo, 7 de novembro de 2010

TORRE DE MONCORVO - MESTRADO

Parque Biológico de Gaia

Actividades sobre Répteis e Anfíbios no âmbito do Estágio de Mestrado em Educação Ambiental de Maria José Garcia Fernandes – da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.
A forma como o Homem valoriza a biodiversidade afecta a sua relação com esta.
Os répteis e os anfíbios são dos animais mais negativamente valorizados pelo Homem devido a percepções erradas, argumentos estéticos e pela presença de mitos e crendices. São apelidados de perigosos, feios e desempenham quase sempre um papel negativo em muitas histórias populares, folclore e mitologias
Os répteis e os anfíbios, apesar da falta de consideração, são peças fundamentais nos sistemas ecológicos de todo o planeta, possuindo algumas características e produtos que estarão na base de futuras descobertas científicas na área farmacêutica, medicina e biotecnologia.
13-11-2010 -16:30h
- Répteis e Anfíbios de Portugal
- Importância para o equilíbrio do ecossistema;- Identificar para preservar;Medos e crenças influenciadores na conservação de Répteis e Anfíbios;- Mesinhas; - Valores- Atitudes- Comportamentos.
Apesar da maioria destes animais ser absolutamente inofensiva, existem por todo o mundo mitos, crenças populares e superstições que não correspondem de todo à verdade.
Um dia Mudamos Mentalidades!

Maria José Garcia Fernandes é natural de Urros  e estudou em Moncorvo.

6 comentários:

  1. passar por:http://lelodemoncorvo.blogspot.com/2010/09/torre-de-moncorvo-penedo-do-cobrao.html

    ResponderEliminar
  2. Parabéns á Misé, mais uma transmontana que nos enche de orgulho!

    ResponderEliminar
  3. e em primeiro lugar moncorvense

    ResponderEliminar
  4. AS RÃS E JÚPITER


    As Rãs, no outro tempo, pediram a Júpiter que lhes desse rei, como tinham outros muitos animais. Riu-se Júpiter da ignorante petição, e deferindo a ela, lançou um madeiro no meio da lagoa. Começaram as Rãs a ter-lhe respeito, porém desde que entenderam que não era cousa viva, de novo tornaram a Júpiter pedindo rei. Agastado Júpiter da importunação, deu-lhes a Cegonha, que começou a comê-las uma a uma. Vendo elas esta crueldade, foram-se com queixas, e por remédio a Júpiter, mas ele as lançou de si, dizendo: – Andai para loucas: já que vos não contentastes do primeiro rei, sofrei este, que tanto me pedistes.

    ESOPO

    ResponderEliminar
  5. O HOMEM POBRE E A COBRA


    Um homem pobre costumava afagar e dar de comer a uma Cobra, que em sua casa trazia; e enquanto assim o fez, tudo lhe ia por diante. Depois, por certa agastadura, fez-lhe uma grande ferida. E vendo que tomava a empobrecer, com muitas palavras e humildade lhe pediu perdão. Respondeu a Cobra: – Eu de boamente te perdoo, mas não te há-de isto prestar para deixares de ser pobre; que esta ferida sempre me há-de doer, e sempre há-de estar pedindo vingança de ti.

    ESOPO

    ResponderEliminar
  6. Os répteis e anfíbios estiveram sempre presentes em fábulas e lendas.
    Esopo, brinda-nos com algumas delas.
    Ao longo da história do homem,os anfíbios têm sido encarados das mais diversas formas pelas diferentes culturas, entre a adoração e a repulsa.
    Apesar de estarem em risco de extinção o homem não se comove.
    Os répteis, com algumas excepções como são os casos das tartarugas e dos camaleões considerados como bons animais de estimação, são perseguidos pelo homem desde há milhares de anos.
    esta perseguição resulta de terem tido, desde sempre uma má reputação, sendo considerados por um grande número de pessoas como animais repugnantes e daninhos, Participando em todo o tipo de fábulas e lendas.
    Maria José Fernandes ( Misé).

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.