quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

REVISTA DO COLÉGIO CAMPOS MONTEIRO

                                       Nº Especial : “ EDUCAÇÂO E REPÚBLICA “

São palavras breves as que vou dizer-vos : primeiro , porque não ficaria bem repetir o que já escrevi a abrir a nossa revista e que todos vós tereis ocasião de ler; segundo, porque se me alongasse correria o risco de algum velho colega e amigo me interpelar com o já famoso “Porque no te callas ?”.
Assim, vou, pois, ser breve : é intenção - quiçá objectivo - da Direcção da nossa Associação - e não estarei muito errada se acrescentar que tal desiderato é também o de todos os Associados - que a Revista seja a face mais visível da Associação, que pretendemos se alargue e tenha um longo e risonho futuro.
Digo que pode vir a ser – e talvez seja já - a face mais visível, porque pode chegar a todos, porque a folheamos, porque a lemos e a guardamos.
É que a palavra escrita não é tão efémera como os encontros de um dia ou dois, como as conversas de umas horas, e os abraços de uns minutos. Obviamente, os encontros esbatem saudades, as conversas avivam memórias e os abraços aquecem as nossas almas.
Tudo isto nos conforta, nos anima e rejuvenesce e, sabe-se lá se não serve até para nos apaziguar com o passado.
Mas após o nosso encontro anual, findas as conversas, vêm os abraços de despedida e cada um de nós reentra na sua vida, alguns talvez mesmo na sua monótona rotina.
Mas há uma coisa concreta, palpável que levamos connosco : a nossa Revista, que podemos reler e, através dela, revisitar lugares, acontecimentos e amigos.
A 2ª coisa que gostaria ainda de referir é o Blog da Associação, como a sua 2ª face visível. Foi ressuscitado pelo Leonel Brito em princípios de Junho, mas a colaboração dos associados , colegas e amigos, foi muito fraca ou nula. Estou convencida que todos nós gostávamos de visitar o Blog, e até nos divertíamos . Mas enviar um simples texto, uma fotografia, uma histórieta, uns versinhos, um breve comentário, isso ningém ou quase ninguém se dispõe a fazê-lo. Porquê ? A escrita num Blog não é formal, não tem pretensões literárias, não exige aquela correcção que um artigo impôe, não exige pesquisa documental... Não exclui estes ítens, mas nenhum deles é condição “sine qua non”.
Ora, se ninguém colabora, acontece o óbvio: só uma ou duas pessoas não conseguem aguentar o Blog. Se forem lá, verão que está parado desde 9 de Outubro!! Resumindo : o Blog vai ficando esquecido. E tudo o que é esquecido, está irremediavelmente condenado à morte.
É preciso, é urgente sangue novo ( passe a conotação vampiresca) na nossa Associação. Está na hora de alargar o seu âmbito. Que hoje e aqui se inscrevam os ainda não associados. Mesmo que se trate de uma pré-inscrição. Em Junho tudo será formalizado durante o encontro em Moncorvo. É este o meu 1º apelo.
O 2º apelo vai no sentido de reunir hoje, aqui, pelo menos, uma dúzia de pessoas que congreguem esforços para dar vida ao próximo nº da Revista a sair em Junho. Será pedir muito , uma dúzia ou dúzia e meia de voluntários? A Direcção tem uma ideia ( já é alguma coisa) e ao fim desta sessão, poderíamos tirar meia hora para trocar duas ou três opiniões.
Desculpai, o sermão já vai longo . Mas não quero terminar sem uma breve referência ao conteúdo deste nº especial da Revista : “Educação e República” :
Todos os artigos se lêem com imenso agrado e muito proveito : uns, porque o leitor (como eu) poderá ficar a conhecer assuntos que desconhecia total ou parcialmente; outros, pelo estudo profundo e investigação exaustiva que neles se espelham; outros ainda, pela dedicação e apego à terra que nos viu nascer e onde passámos a nossa infância e a nossa juventude (ou parte dela), idades tão ávidas de tudo compreenderem e absorverem. Outros, finalmente, mas não menos importante, porque, embora não nascidos em Moncorvo, por lá passaram e não puderam esquecer; e em outros é bem visível que esse apego vem já de família.
Concluindo: deixem que vos diga que este nº especial é extremamente apelativo ! Obrigada, Rogério, por todo o esforço, trabalho e paciência. É um trabalho de grande rigor, de muito saber e imenso carinho. Muito obrigada.

Júlia Guarda Ribeiro

Texto lido pela autora na apresentação da Revista Colégio Campos Monteiro, na casa de Trás-os- Montes e Alto Douro, no passado dia 4.

Clique na imagem para aumentar ou abra a imagem numa nova janela para poder ampliá-la ainda mais.
(Clique com o botão direito do rato em cima da imagem que pretende ampliar e depois escolha a opção: "Abrir hiperligação numa nova janela", na mesma surge ainda uma lupa com um + para poder ampliar uma segunda vez)


(Reedição de posts desde o início do blogue)

5 comentários:

  1. Nunca a mandaria calar, porque gosto de ler o que a nossa J'ulia Biló escreve. Mande mais.

    Uma amiga lá do fundo do Carrascal.

    ResponderEliminar
  2. Gosto da ideia de alargarem a Associação . Queria saber se quem andou na Escola do Hospital velho também pode entrar na Associação? E que nome vai ter?

    Um moncorvense não aluno do Colégio

    ResponderEliminar
  3. Queria acrescentar , e sem desmerecimento para ninguém, que logo vi que na revista andou a mão do Rogério. Está muito bem feita. Venha outra, amigos.

    ResponderEliminar
  4. Eu também não (a mandaria calar),porque se nos dá um imenso prazer ler o que escreve,dá-nos gosto igual ouvi-la.

    Outra amiga moncorvense

    ResponderEliminar
  5. Já escrevi isto, mas fiz asneira e desapareceu tudo.

    Também pode entrar para a Associação quem andou na Escola do Hospital Velho?

    Um não aluno do Colégio Campos Monteiro

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.