quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

TORRE DE MONCORVO - CENTRO DE MEMÓRIA


O Centro de Memória pretende ser uma espécie de panteão cultural dos ilustres do concelho, um misto de Biblioteca, Arquivo e Museu. Um local onde se preserva e estuda a Memória de Torre de Moncorvo através dos espólios das figuras notáveis que aqui nasceram, viveram e se destacaram nas artes, letras, ciências…

Em 2002 o Município faz a aquisição do espaço, onde a 1 de Março de 2008 viria a ser inaugurado o Centro de Memória de Torre de Moncorvo. Este projecto teve um investimento total superior a 400 000 euros (incluindo a aquisição do imóvel), tendo sido co-financiado pelo PO Norte (Programa Operacional o Norte) em 195 000 euros.

A criação deste centro está intimamente ligada à doação de diversos Fundos a este Município, de destacar o Fundo do Prof. Santos Júnior e o Fundo do Embaixador Armando Martins Janeira, e mais recentemente foi entregue ao Centro de Memória o espólio do Jornal a Voz do Nordeste. O Centro de Memória não se destina apenas a ser um depósito de livros e documentos antigos, organizados de forma tradicional para uso exclusivo de investigadores, estando também voltado para o público em geral, disponibilizando a documentação sob a forma de catálogos, publicações, exposições, mostras fotográficas, palestras, oficinas e resultados de pesquisa.
Além da documentação impressa está disponível para consulta material audiovisual, iconográfico e peças museológicas.
O Centro de Memória será uma referência das memórias de Torre de Moncorvo, preservando o passado com os olhos postos no futuro.

(Reedição de posts desde o início do blogue)

3 comentários:

  1. O Centro de Memória tem cumprido bem a sua função,graças aos competentes funcionários que nele trabalham.

    Maneldabila

    ResponderEliminar
  2. Uma das jóias da corôa...

    ResponderEliminar
  3. Se aqui andam os farrapos é lá que estão as mantas.Lindas.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.