sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

TORRE DE MONCORVO - EFEMÉRIDES ( 12/12)

12 Dez. 1764 – Registou-se um violento terramoto na região de Torre de Moncorvo.
Click na imagem para aumentar
12 Dez. 1852 – Primeiras eleições realizadas em Portugal em que o povo votou directamente para escolha dos deputados. Pelo círculo eleitoral de Torre de Moncorvo foram eleitos Joaquim Rodrigues Ferreira Pontes e José Pedro de Almeida Pessanha. O deputado F. Pontes (não confundir com o sobrinho) era natural de Urros e foi cónego da Sé de Braga. Foi um dos deputados mais interventivos no Parlamento. Tratando-se de regenerar as Finanças do País, propôs que deixasse de se pagar aos deputados enquanto se não equilibrassem as mesmas finanças e enquanto houvesse funcionários públicos com salários em atraso. Recordemos que na atura chegaram a andar com um ano ou mais de atraso os pagamentos aos funcionários, inclusivamente aos juízes e delegados do procurador régio.
12 Dez. 1908 - Fundação da Sociedade Cooperativa de Consumo Moncorvense. Esta cooperativa sobreviveu ao regime monárquico e foi de muita importância nos tempos da fome, sobretudo por altura da primeira grande guerra.

António Júlio Andrade

7 comentários:

  1. A Sociedade Cooperativa de Consumo Moncorvense,faz novamente falta!

    ResponderEliminar
  2. Haverá nos tempos que correm algum deputado que tivesse a coragem de fazer a mesma proposta que J.R.Ferreira Pontes?Proposta para serem eles própios aumentados,talvez.

    ResponderEliminar
  3. Será necessário fundar outra sociedade desse tipo nos tempos que se aproximam?

    ResponderEliminar
  4. Não se sabem mais notícias desse violento terramoto?~Se morreram pessoas, o que ficou destruido ...

    ResponderEliminar
  5. Na altura foi significativo o facto de ter sido o único deputado a votar favoravelmente tal proposta... Algumas décadas mais tarde,por 1892, com o governo de Dias Ferreira, tal medida foi mesmo implementada, com os deputados e os ministros a ficar sem ordenado. J. Andrade

    ResponderEliminar
  6. Outra vez que ele ficou isolado a votar sozinho no Parlamento foi quando aprovaram uma proposta de reforma aos 10 anos para os políticos!!!! A história repetiu-se mais de um século depois, mas então Ferreira Pontes não teve ninguém a seguir-lhe o exemplo!!!!!!!! J. Andrade

    ResponderEliminar
  7. Desse terramoto não há notícias? Morreram pessoas? O que ficou destruido?

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.