terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

TORRE DE MONCORVO - ILUSTRES (V)

Alfredo José Durão nasceu em 27.8.1860, em Bragança, onde sua mãe e seu pai residiram temporariamente, acaso para este ganhar as habilitações de mestre-escola. Era tenente da 1ª brigada de montanha, aquando do 31 de Janeiro, sendo destacado para abafar a revolta. Terá sido então, pelo papel tido em tal acto, condecorado com a ordem da torre e espada e promovido a capitão, em 10.4.1891. Nessa ocasião concorreu para cônsul mas os políticos não o deixaram entrar na carreira diplomática, se bem que tenha sido um dos primeiros classificados. Estava já então colocado no quartel de Elvas, terra onde casou. Por essa altura as bicicletas eram novidade e o exército tratou de fazer experiências no sentido de apurar se tais máquinas podiam com vantagem substituir os cavalos em algumas deslocações. O capitão Alfredo aprontou-se e percorreu sozinho os 630 Km que separam aquela cidade alentejana de Valença, no Alto Minho, em 8 dias, deixando um minucioso e interessante relato desta autêntica epopeia, até porque, propositadamente, foi escolhido o percurso mais difícil: pela serra da Estrela. O Jornal de Lisboa de 28.8.1892, publicou o seu retrato. Com a implantação da república, foi eleito deputado à assembleia constituinte, pelo círculo de Moncorvo. Deixou um filho (Américo Durão, médico famoso, proprietário do também famoso veleiro Albatroz) e uma filha (Berta Nery Durão) que viveu em Urros, mãe do arquitecto Matos Ferreira.
Excerto do livro HISTÓRIA POLÍTICA DE TORRE DE MONCORVO 1890 – 1926 , de António Júlio Andrade
Âncora Editora ( com o apoio da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo)
O livro é apresentado no dia 4 de Dezembro na Casa de Trás os Montes, em Lisboa.

(Clique com o botão direito do rato em cima da imagem que pretende ampliar e depois escolha a opção: "Abrir hiperligação numa nova janela", na mesma surge ainda uma lupa com um + para poder ampliar uma segunda vez)

(Reedição de posts desde o início do blogue)

1 comentário:

  1. Passe por lá:http://www.facebook.com/?ref=hp#!/photo.php?fbid=1591675245056&set=o.150134818361472&notif_t=photo_reply

    BY GOOGLEMAN

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.