terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

TORRE DE MONCORVO - LINHA DO SABOR, 1951













Click nas imagens para aumentar.
Noticía enviada pela Carina Thibieroz ; fotografia enviada pelo prof.Arnaldo Silva, do Núcleo Museológico da Fotografia do Douro Superior.

(Clique com o botão direito do rato em cima da imagem que pretende ampliar e depois escolha a opção: "Abrir hiperligação numa nova janela", na mesma surge ainda uma lupa com um + para poder ampliar uma segunda vez)


(Reedição de posts desde o início do blogue)

11 comentários:

  1. Nos anos 80 tb houve um acidente na Linha do Sabor que apenas causou ferimentos ligeiros ao maquinista e fogueiro. Era um comboio de mercadorias que descarrilou em Carviçais (na Fonte do Seixo). Esse comboio era conduzido pelo meu pai (Ti Abílio), tinha chovido muito e a terra deslizou.

    ResponderEliminar
  2. O Ti Abílio ficou lá 4 dias(dia e noite) a guardar o comboio. Ia lá eu e a minha mãe levar-lhe de comer.

    ResponderEliminar
  3. Isso não foi no dia 10 de Maio?
    O meu avô referia um acidente com o comboio no dia da feira de Maio.

    Lourenço

    ResponderEliminar
  4. Conviria datar a notícia...

    ResponderEliminar
  5. Vou perguntar ao meu pai em que data foi!!!

    Outro acidente que houve nos anos 80 foi no apeadeiro de Moz. Os Mozeiros não gostavam muito que poucos comboios parassem no apeadeiro!! Vai daí colocaram umas pedras na linha logo a seguir ao apeadeiro sentido Carviçais. Um comboio que vinha do Pocinho e não tinha paragem no apeadeiro de Moz...descarrilou. Houve apenas alguns ferimentos ligeiros nos passageiros.

    ResponderEliminar
  6. O artigo foi publicado no dia 28 de dezembro de 1951.

    ResponderEliminar
  7. O maquinista da «Vagueira», a automotora descia o planalto, sem passageiros, em direção ao Pocinho. ficou encantado com umas gigantescas cabaças e como ia de regresso a casa, resolveu parar a dita e ir colher uma, mas com a precipitação esqueceu-se de a travar e esta só parouquando embateu no comboio que a aguardava na estação de Mogadouro. Na história que então contou aos seus superiores substituiu a cabaça por um tronco na linha, mas os seus colegas aproveitaram para o alcunharem de ABÓBORA.

    HISTÓRIA RECOLHIDA JUNTO DO SR.ROCHA, EX-MAQUINISTA DA LINHA DO SABOR.

    ResponderEliminar
  8. ....( não é MOZ com um "z" mas sim com "s". Mós

    ResponderEliminar
  9. As voltas que a língua
    dá.Louza,hurros,Reboredo,roboredo,Orta,Estevays,são alguns exemplos....

    ResponderEliminar
  10. este acidente foi na curva da estação do Larinho. Os meus pais contam que o maquinista deu conta que o comboio ia descarrilar e pediu o auxilio a Santa Luzia (cuja capela fica a poucos metros), o certo é que não houve nenhum morto.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.