quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

TORRE DE MONCORVO - EFEMÉRIDES (22/01)

Adelino A.Meneses
22 Jan 1827 – Os Miguelistas refugiados do lado de lá da fronteira de Espanha passam em Barca d´Alva e tomam as vilas de Freixo e Moncorvo.
22 Jan 1854 – Criação de uma Aula de Francês e nomeação do respectivo professor – Monsieur Cadet – pela câmara municipal.
22 Jan 1919 – Circular aos Regedores – “Tendo-me sido comunicada a Restauração Monárquica no País e sem efusão de sangue pelo exº gov. civil, tenho a honra de o comunicar também a Vª Exª o que faço com imensa satisfação. Adelino Augusto Meneses”.
22 Jan 1934 – Sessão solene de homenagem na câmara municipal de Moncorvo ao autor de “Ares da Minha Serra” e criação da Sala de Leitura Dr. Campos Monteiro.
António Júlio Andrade

6 comentários:

  1. Então o senhor Menezes mudou a casaca ou sendo sempre monárquico era mais um adesivo?

    ResponderEliminar
  2. Onde fica a sala de leitura ?Passou para a actual biblioteca ou foi mais um projecto que ficou no papel?

    ResponderEliminar
  3. Efectivamente o sr. Maneses poderá ser acusado de muitas coisas mas não de ser um adesivo... Quanto à Sala de Leitura... penso que restará uma fotografia emoldurada de Campos Monteiro. Como muitas vezes acontece, tudo é entusiasmo na hora da festa. Depois tudo se esquece. Neste caso foi fácil arranjar dinheiro para o busto e umas 3 centenas de livros (onde estão não sei) para a Sala de Leitura. A Sala é que nunca mais se conseguiu (era no edifício do cine-teatro e foi entregue ao GDM para sede) e o busto acabou por ser inaugurado numa noite ventosa em que um sobrinho de Campos Monteiro (Adriano Emílio Fernandes, de seu nome)com uns rapazes amigos deitaram abaixo as tábuas que vedavam o monumento. J. Andrade

    ResponderEliminar
  4. Mário Eurico Pontes Martins22 de janeiro de 2011 às 19:10

    Onde se pode adquirir um exemplar de "Ares da Minha Serra " de Campos Monteiro.

    ResponderEliminar
  5. Eu adquiri um exemplar num alfarrabista no Porto.Mas há na Biblioteca Municipal de Moncorvo,para consulta.

    ResponderEliminar
  6. O livro pode ser adquirido, no Posto de Turismo de Moncorvo.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.