terça-feira, 4 de janeiro de 2011

TORRE DE MONCORVO - ILUSTRES

SOBRAL, Tomé Rodrigues

nasceu em Felgueiras, concelho de Moncorvo. Matriculou se na Faculdade de Matemática na Universidade de Coimbra, em 29.10.1779. Faleceu na Cheira, próximo de Coimbra, em 20.9.1829. Foi lente da Faculdade de Filosofia na Universidade de Coimbra, vindo a ser reitor da mesma Universidade, por portaria de 24 de Maio de 1828. Foi sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa e deputado em 1821. Escreveu uma série de obras que o Abade de Baçal menciona, pormenorizadamente. Foi tido como o maior químico do seu tempo.
 Do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte

3 comentários:

  1. Este ilustre químico felgueirense teria sido professor do nosso visconde,também ele,mais tarde, reitor da Universidade de Coimbra?No tempo em que só havia uma universidade no país ,dois moncorvenses ocuparem esse cargo é motivo de orgulho para todos nós.

    Uma moncorvense

    ResponderEliminar
  2. Possivelmente foi. E há a acrescentar o nosso visconde foi um dos principais nomes do batalhão académico que se formou com estudantes da universidade de Coimbra e que se juntaram à divisão do general Claudino, seu tio.
    Tomé Sobral, com a universidade encerrada, meteu-se no laboratório de química com alguns alunos, certamente, a fabricar explosivos para o exército. Dizia ele que era o momento de "tornar a ciência patriótica".J. Andrade

    ResponderEliminar
  3. Foi no decurso das invasões francesas que aconteceram os factos comentados. Anos depois, declarando-se uma epidemia no País, Tomé Sobral pôs o laboratório da universidade a fabricar desinfectantes que eram distribuídos gratuitamente pelas populações. Foi a altura de "tornar a ciência humanitária". J. Andrade

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.