terça-feira, 24 de março de 2015

TORRE DE MONCORVO - EFEMÉRIDES (23 e 24/03)

23.03.1870 – Eleiço do procurador de Moncorvo à Junta geral de Distrito – Eleito João José Dias Gallas com 9 votos contra 1 de João António Monteiro. 

23.03.1876 – Uma das fontes envenenadas na Lousa pertencia a Francisco António de Almeida, começando a circular rumores de ele a envenenara porque queria vender cada cântaro de água a 5 réis, ou então proibir as pessoas de entrar dentro da propriedade onde a fonte estava. Quando soube que o regedor fora encarregado pelo administrador do concelho de tirar dali 2 garrafas de água para serem analisadas, ele fez os criados despejar a fonte.
24.03.1691 – Deliberação da câmara: - “Por terem notícia de que o boticário desta vila não tinha na sua botica sanguessugas (…) mandaram que fosse notificado (…) que em termo de 15 dias mande buscar e tenha na sua botica as ditas sanguessugas para as vender às pessoas que quiserem comprar e que cada vez que sem elas for achado haverá de pena 2 mil réis para o concelho e terça para o denunciante”
24.03.1836 – Requerimento do deputado José Joaquim Meireles Guerra para se excluir da lista de venda de bens nacionais o convento dos frades de S. Francisco de Torre de Moncorvo “por ser absolutamente necessário para nele se efectuarem as audiências dos jurados de sentenças e pronúncia”
António Júlio Andrade

5 comentários:

  1. Ainda me lembro de ouvir falar , aos meus avós, que tinham um primo, o André,que curava todos os males, era assim uma espécie de naturista, com a sua loginha montada, aberto ao público, portanto, e utilizava as sanguessugas.Ao que parece, e segundo li algures...agora voltam a ser utilizadas, não sei onde...Pelo menos eram menos inofensivas que os antibióticos, sem se verem, claro...Não se lembram?
    Tininha

    ResponderEliminar
  2. A terça para o denunciante...
    Isto na execução fiscal era capaz de resultar!

    ResponderEliminar
  3. Até ao século XIX,as sanguessugas eram utilizadas na Medicina tradicional chinesa, na medicina oriental e mesmo na medicina ocidental (nas sangrias). Hoje em dia ainda há necessidade de utilizar anticoagulantes na medicina convencional, ainda que sejam artificiais. Recentemente, as sanguessugas voltaram a ser utilizadas em medicina em casos de grandes dificuldades circulatórias em membros, visto que a sua acção sugadora força o sangue a circular, ajudando a manter vivas as células.

    Porém, são usadas somente na medicina alternativa, já que essas técnicas exóticas não são aceitas na medicina tradicional. A eficácia destes tratamentos e outras propriedades das sanguessugas na medicina ainda são bastante pesquisadas, mas, por enquanto, não são utilizadas na medicina tradicional.

    BY GOOGLEMAN

    ResponderEliminar
  4. " ... .Corresse alguém à ribeira a procurar sanguessugas,que ele tinha fé de que ainda lhe poderiam acudir.
    Foram os homens que estavam à porta e os rapazes crescidos,mais alguns dos pequenos que queriam ver como se fazia,e num abrir e fechar de olhos estavam de volta com uma púcara cheia de bichas viscosas,esverdeadas,que se enrolavam inquietas umas nas outras deitando baba.
    Com os curiosos em redor e sem que o doente desse de si, José Maria foi-lhas chegando às veias do pescoço,dos pulmões,dos tornozelos,as bichas aferradas,empanturrando-se de sangue.Mas quase no mesmo instante rebentou o pranto,porque todos compreenderam que era o fim quando as sanguessugas,em vez de continuarem presas ao corpo a chupar,começaram a cair sobre o lençol,elas próprias envenenadas pela peçonha."
    In "Ernestina", de Rentes de Carvalho.

    Uma moncorvense

    ResponderEliminar
  5. Fogo...que nojo..eu só de pensar num bicho desses a ferrar morria de susto...eu prefiro os antibióticos.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.