sábado, 24 de agosto de 2013

ADEGANHA - CARDANHA : O PLANALTO DAS LENDAS ( III )

Nossa Senhora do Castelo: A lenda da Fraga Amarela

Ainda mais acima do castro da Adeganha ergue-se a ermida de Nossa Senhora do Castelo, a quem os habitantes das aldeias circundantes veneram com acesa devoção.
Mas neste lugar o sagrado e o profano convivem por entre os silêncios das rochas e da terra agreste.
Em torno de uma fraga amarela que ali existe conta-se uma lenda, segundo a qual dentro dela habita uma moura encantada, que ainda hoje, de vez em quando, se faz ouvir cantar.
Conta-se que por ali costumava passar nas suas lides da lavoura, um homem, que numa determinada altura teve um sonho, que se repetiu durante três noites.
Neste sonho a moura encantada pedia-lhe que fosse junto duma pedra que existia naquele lugar, a partisse em bocados e os metesse ao bolso, deitando o que restasse ao rio que corria no vale.
O lavrador foi ao lugar indicado pela jovem e começou a partir a pedra em bocados, chegando, ainda, meter dois ou três bocados ao bolso. Mas a determinada altura arrependeu-se, pensando que não ia tirar proveito nenhum do seu acto. Decidiu então atirar com a pedra ao rio. Surge então em cima da pedra, à medida que esta rolava pela encosta, uma menina muito bonita, fiando numa roca e proferindo a seguinte cantilena:
“Adeus, oh! Vale do Ouro,
“Adeus, oh! Fraga Amarela!
“ Que tanto ouro e tanta prata
“ Me lá ficam dentro dela!”

O lavrador meteu então a mão ao bolso e encontrou em vez de pedras, bocados de ouro, arrependendo-se de não ter guardado mais.
É esta, pois, a lenda da moura encantada cujo feitiço não foi ainda quebrado por não ter sido acreditada por um lavrador a quem um dia, em sonhos, se dirigiu.

Virgínia do Carmo
Publicado no Semanário Transmontano.
Fotografias de Jorge Delfim

6 comentários:

  1. Belíssimas lendas! Obrigada à amiga Vírginia do Carmo que as veio partilhar connosco.

    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar
  2. Que lenda tão bonita!...
    Já sabemos então de onde vem a riqueza deste solo, tão fértil em figuras importantes para a nação :)
    'Contchi'

    ResponderEliminar
  3. Bonita lenda!
    Fiquemos então à espera que outros lavradores apareçam, e crentes!
    Tininha

    ResponderEliminar
  4. Várias vezes fui à Srª do Castelo, mesmo sem ser dia de festa. A festa é linda sua procissão(dado seu trajecto) é interessante e vale a pena ir visitar. Também assisti um dia de festa das assucenas (se não estou em erro). Adeganha também merece ser visitada. Eu vezes a miúdo ao longo destes últimos 24/25 anos a visitava e lá minha saudosa esposa tinha um tio e tem uma prima.

    ResponderEliminar
  5. temos que ir lá buscar o resto

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.