sexta-feira, 17 de junho de 2011

CEPIHS na Organização Europeia de História Rural (EURHO)

Fundada a Organização Europeia de História Rural / The European Rural History Organization (EURHO)

Por ocasião do congresso internacional Rural History 2010 (RH2010), que decorreu na University of Sussex, foi oficialmente fundada no passado dia 15 de Setembro a Organização Europeia de História Rural (EURHO).
A EURHO resulta da iniciativa conjunta de várias redes europeias de História Rural, nomeadamente CORN (Comparative Rural History of the North Sea Area), PROGRESSORE (Acção COST A35, Programme for the Study of European Rural Societies) e da Social Science History Association, com a participação de associações nacionais como a Sociedad Española de Historia Agraria e a British Agricultural History Society.
O objectivo principal da EURHO é promover a história rural na Europa através do apoio à investigação, ao ensino e à publicação, e tem desde já no seu programa a organização do RH2013. Pretende-se interdisciplinar e acolhe todos os estudos rurais que usem ou contribuam para a análise histórica. As temáticas do RH2010 abriram-se a questões emergentes, como a história das paisagens e as novas apropriações do espaço rural, as representações ficcionais, o associativismo rural e os movimentos sociais, o consumo, o género e o ambiente. Contou também com uma presença significativa de investigadores e de temas não-europeus, que pretende manter e acentuar na edição de 2013.
A investigação portuguesa esteve representada no RH2010 com 6 comunicações e 3 presidências de sessões, todas asseguradas por sócios da APHES.


Click na imagem para aumentar.

Estando o concelho de Moncorvo integrado no mundo rural,é de grande importância o CEPIHS fazer parte da EURHO. Devido à extraordinária relevância do acontecimento, aguardamos, da autora,dra.Adília Fernandes,a comunicação que apresentou no Encontro.

6 comentários:

  1. Mais informação:
    http://www.ruralhistory2010.org/
    http://www.ruralhistory2010.org/rh2010fut.html
    is informação:

    ResponderEliminar
  2. A divulgação e promoção de Moncorvo feito pela drªAdília Fernandes é notável.

    ResponderEliminar
  3. Bem haja doutora pelo que faz.Não se deixe vencer pelos velhos do Restelo.Força,coragem,saber,conhecimento do meio são alguna dos seus atributos...Continue a levar a nossa terra a esses foruns de cultura.Aguardamos o seu texto ,pedido e muito bem, pelo editor do blog.
    Leitor

    ResponderEliminar
  4. A minha intervenção (oral e escrita) fundamentou-se nos objectivos do Centro e da sua Revista, tal como o editorial contempla e que o Lelo aqui colocou oportunamente. Referi que esta publicação seguiu a linha da Revista Campos Monteiro, mantendo o seu C. Científico e carteira de autores. Enunciei, por isso, os muitos artigos já publicados que se inserem no âmbito da história rural. Apresentei, paralelamente, fotos cedidas pelo amigo Arnaldo sobre a nossa realidade histórica, algumas usadas pelos autores na ilustração dos seus trabalhos. Este aspecto criou um grande interesse, tal como o Centro de Estudos pela região em que incide. Só me resta agradecer aos investigadores e colaboradores da Revista que têm feito, artigo a artigo, a nossa História. Acrescento que no Congresso sobre a República projectei, do mesmo modo, fotos do Núcleo Museológico. Tornaram-se uma componente indispensável dos meus "deambulares". Agradeço ao Arnaldo esta mais-valia e ao Lelo a divulgação das iniciativas culturais. Mostra que, afinal, "mexemos". Um abraço amigo e a minha disponibilidade para os que amam a cultura da nossa terra.

    ResponderEliminar
  5. Como também amo a cultura da nossa terra,retribuo o abraço amigo e agradeço o que a Lila tem feito por ela.

    Uma moncorvense

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.