quinta-feira, 7 de junho de 2012

NORDESTE - EFEMÉRIDES (07/06)

07.06.1571 – O arcebispo de Braga, D. Frei Bartolomeu dos Mártires visita terras de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta.
07.06.1591 – Luís Álvares de Távora assina uma carta de perdão aos moradores da aldeia de Meirinhos por terem cometido o crime de invadirem e tomarem posse da Quinta de Crestelos, termo de Souto da Velha, dizendo pertencer-lhes.
Nesta mesma data o rei Filipe II assinou um alvará  ordenando a construção do chafariz e cano de água na vila de Torre de Moncorvo.
07.06.1917 – Correspondência de Fozcôa:
- A situação aqui é sossegada, outro tanto não sucede no Pocinho onde se deram, na tarde e noite de 4, cenas desagradáveis com o pessoal da Estação provocadas pelo povo de Moncorvo e freguesias. A câmara do Porto adquiriu ali e em Carviçais uns vagões de trigo que o inspector Silva dali fez sair em comboio especial naquele dia, aproveitando para evitar tumultos a chegada dos bispos barroso e Silva que o dr. Soares ali levou de visita. Houve, porém, quem desse o alarme e, conhecida a saída do trigo, as más vontades contra o administrador de Moncorvo e contra o subinspector estalaram, vindo parte da população para o Pocinho querendo obstar à saída do cereal. No Pocinho, prevendo o que se daria, fizeram à pressa a baldeação, formaram um comboio especial e quando os primeiros grupos entraram na Estação, foi dado o sinal de avanço no comboio, que seguiu entre os protestos e os gritos da turba. Depois, os excessos da população, tiros contra a casa e contra o próprio Silva e Ribas, que não foram atingidos, a exibição de bombas de dinamite com que vinham prevenidos (…) O comboio correio para Moncorvo, que foi obrigado a recuar três vezes (…) Mais tarde, após a chegada a Moncorvo, tocaram os sinos a rebate para virem novamente ao Pocinho lançar fogo e matar (era o maior desejo) o Chefe e o Subinspector…
Diga-se que na estação de Moncorvo tinham acontecido cenas semelhantes e que se estava em período de grande fome.

2 comentários:

  1. Quero chamar a atenção sobre um artigo nos jornais "Arrais"(Régua) e "Noticias de Vila Real" sobre «Constantino, rei dos Floristas» em que Torre de Moncorvo aparece referida.Vale a pena ler o artigo.

    ResponderEliminar
  2. Ao que a fome pode levar...
    A. Andrés

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.