quinta-feira, 9 de junho de 2011

TORRE DE MONCORVO - EFEMÉRIDES (09/06)

09.06.1895 – Notícia do jornal O Moncorvense sobre o dólmen do Vilarinho da Castanheira que o padre Adriano Guerra tinha ido a fotografar:
- Foi tal a curiosidade que a presença do nosso amigo padre Guerra causou naqueles sítios quando foi photographar  aquele monumento pré-histórico, que alguns indivíduos vieram aqui, propositadamente indagar se porventura a mina estava lá enterrada e se haveria intenção de a desenterrar!! Por aqui se pode ver a sorte que o desgraçado monumento vae ter. Ao ausentar-se o nosso amigo, já alguns pategos andavam trepando às pedras, passando revista às juntas das mesmas, talvez para experimentarem se seria fácil o derrubá-las. Sempre a estupidez a fazer das suas proezas!...

António Júlio Andrade

2 comentários:

  1. Concelho de Carrazeda de Ansiães, freguesia de Vilarinho da Castanheira

    Também denominada como Pala da Moura, a Anta de Vilarinho da Castanheira encontra-se relativamente bem conservada, com a maior parte dos esteios em pé, suportanto a tampa. Apresenta pinturas na face interna do esteio fronteiro à galeria de entrada. Essas pinturas, bastante deterioradas, são de cor vermelho-escuro e representam SS e 88.

    Acesso: EN 324, na estrada entre Vilarinho da Castanheira e Cabeça de Mouro. Depois, por caminho em terra, bem sinalizado.

    Protecção: Monumento Nacional, Dec. 16-06-1910, DG 136 de 23 Junho 1910.



    Vilarinho da Castanheira

    Desta vez vamos conhecer melhor a história da acolhedora aldeia de Vilarinho da Castanheira, que já foi vila sede de um concelho medieval. Pertence ao concelho de Carrazeda de Ansiães, de cuja vila dista cerca de 15 quilómetros para Es-Sudeste, afastada dos grandes centros urbanos.

    Situada para Sudeste do concelho, paredes meias com o concelho de Torre de Moncorvo e fazendo limite com a freguesia de Lousa, Vilarinho está na encosta de um Monte onde tem o seu Santuário da Senhora da Assunção, estendendo-se para Nordeste, numa zona planáltica. Fica na margem direita do Douro, onde possui bons terrenos agrícolas de rendimento económico valioso.

    ResponderEliminar
  2. Não sabia que em 1895 já havia fotografias a cores.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.