sábado, 18 de junho de 2011

TORRE DE MONCORVO - GDM, uma lição de bom senso



ABRIR O JOGO
A notícia tem dois dias e pouco eco: um clube de futebol de Bragança, o Torre de Moncorvo, abdicou da subida de divisão por falta de dinheiro. É uma notícia triste. É uma lição de bom senso. Tomara termos tido ministros das Finanças como os sócios do Torre de Moncorvo.
Comparar esta decisão com o corte de orçamento do futebol do Benfica para a próxima temporada é quase chocante. O corte de 3% nos gastos do Benfica não é austeridade alguma, mas mera contenção.
O Torre de Moncorvo foi campeão distrital na AF Bragança, conquistou no campo o que perdeu na tesouraria: o direito de subir à 3.ª divisão de futebol. A decisão foi tomada pelos sócios, que devem ter votado com um nó na garganta. Mas mostram ao país, e a outros clubes de futebol que se endividam até à falência final, o que é ter pés e cabeça em vez de mais olhos que barriga.
O futebol está cheio de histórias de loucura despesista, com suspeita de comissões que deram lucros aos intermediários dos (maus) negócios. Quando, antes do Euro’2004, houve a febre de construir estádios, muitas câmaras candidataram-se. A Câmara de Viseu recusou o convite. Carlos Cruz, então porta-voz da candidatura, chamou o edil viseense Fernando Ruas de tacanho para baixo. Ruas explicava que não saberia o que fazer ao estádio depois do Euro, nem como pagar os seus custos de manutenção. Ruas estava certíssimo. Que o digam agora as câmaras municipais de Leiria, de Aveiro e de Faro, donas de um jardim zoológico de elefantes brancos, caros e insustentáveis.
É assim que, de onde menos de espera, às vezes vêm as luzes da lucidez. Como então de Viseu. Como agora de Bragança.
PEDRO S. GUERREIRO -17 junho de 2011(in Record)

18 comentários:

  1. o bom senso nao esta nos sócios mas sim na falta de dinheiro e no maior sócio que este clube tem, os clubes do interior do País nao tem capacidade para se aguentar numa divisao Nacional, penso mesmo que que nem um clube de uma I Divisao terá, seja Nacional ou Internacional, nao me venham a dizer a mim que sao as camisolas que pagam os ordenados aos jogadores que auferem milhares de euros todos os meses (tinham que vender muitas camisolas e quem as faz ganha pouco), se álguem duvidar disto propunha que se fizesse uma petiçao para que os senhores do Futebol fizessem parte de um Governo ficariamos todos be eu um pobretana neste Mundo contentava-me com uma milesima parte do que ganha um futebolista de uma I Divisao, digo-te que eu salvo vidas, ainda bem que o G.D.M. nao quis subir á III Divisao Nacional houve bom senso felicito a direccao por esta decisao

    ResponderEliminar
  2. "Tomara termos tido ministros das Finanças como os sócios do Torre de Moncorvo".
    EXEMPLAR
    "Como agora de Bragança." DE TORRE DE MONCORVO!!!

    ResponderEliminar
  3. Uma lição de humildade e bom senso.Viva o GDM!

    ResponderEliminar
  4. Pois... mas mal ele sabe o que se passou e gastou nos anos em que o GDM esteve na 3ª divisão !!
    Com o principal patrocinador (Câmara municipal)falida não há dinheiro para disputar a 3ª divisão.

    ResponderEliminar
  5. Falidas estão todas as câmaras no distrito e no País. No entanto a de Mirandela, Bragança e Macedo, continuam a apoiar o futebol ao nível da 3ª e da 2ª divisão.

    ResponderEliminar
  6. Quanto a mim todos os clubes dos campeonatos não profissionais, deviam jogar com os jogadores da sua formação, como faz o Moncorvo. Se esses atletas tivessem nivel para jogar na 2º, 3º ou distrital era aí que deviam jogar. Parabens pelo exemplo.

    ResponderEliminar
  7. Falida está a Câmara da minha terra(Mirandela), que demora mais de um ano a pagar aos fornecedores e em vez de o Mirandela se manter na 3ª ainda vai para a 2ª. Existem alturas para tudo. Esta é uma má altura para apoios exagerados.

    ResponderEliminar
  8. O GDM possui os escalões de petizes e traquinas (4 aos 8 anos), 25 atletas com 2 treinos semanais. Não têm competição oficial, participam apenas em torneios. Os benjammins (15 atletas), que participam no Campeonato Distrital, bem como os infantis (20 atletas). Possui ainda os escalões de iniciados juvenis e juniores num totaql de 50 atletas. Os seniores (18)atletas. Em alguns clubes do distrito (Mirandela , Bragança, Escola crescer e Bragança, os atletas dos 4 aos 10 anos, chegam a pagar aos clubes 25 euros mensais, o que não acontece no Moncorvo, pois os directores desta colectividade, pensam que estes clubes ao serem subsidiados pelas câmaras municipais não deviam levar dinheiro pela formação destes jovens. São ainda os directores do G.d. de Moncorvo, que com as suas viaturas, transportam os atletas para os treinos, pois muitos pais devido às suas profissões não o podem fazer. A direcção está a envidar esforços para a aquisição de uma carrinha.

    ResponderEliminar
  9. É por essas e por outras que estamos como estamos.Quanto custa tanta vaidade?As camaras deviam de ser proibidas de financiar equipas de futebol.Só formação com os jovens residentes no concelho.Entendo por formação todos os desportos.
    Um pai que tem um filho na formação do GDM

    ResponderEliminar
  10. Os clubes de futebol substituem o Estado, ao entreter a fazer aquilo que mais gostam, milhares de crianças, que se não fosse o desporto poderiam descambar, para aquilo que nós sabemos. No G. D Moncorvo, treinam durante o ano de Setembro a Junho. 130 atletas e os seus Directores (carolas em vias de extinção), tudo fazem para que nada falta a essas crianças. Portanto dentro do limite razoável, o estado pode e deve ajudar a formação. Como é sabido todas as Câmaras ajudam o futebol não profissional e até o profissional. Nesta altura de crise penso, álias como quase todas as pessoas, que o bom senso prevaleceu no GDM, na maior crise que o mundo atrvessa desde a grande depressão.

    ResponderEliminar
  11. ´Só aparecem 10 sócios, porque ou estão a favor da direcção ou têm medo que os convidem para fazer parte da Direcção. Outra hipótese é que ninguém está para se chatear em andar a aturar os filhos dos outros e a perder fins de semana, formando uma lista para a Direcção. Já agora deixo-lhe aqui um repto, pois embora se perceba das suas palavras que está um pouco fora do contexto da relidade, convido-o a vir para esta Direcção a implementar outra modalidade, pois os 8 elementos que fazem parte da direcção , já têm muito com que se coçar. Já agora os sócios vão ser convocados por carta, para uma nova Assembleia, apareça. Esta direcção está vai para 25 anos no clube se só ficasse 10 anos, vai para 15 anos que não havia clube. Faz agora 8 anos que pretenderam sair e na 4ª Assembleia que se realizou em que estava presente uma centena de sócios, lá tiveram que se manter até hoje. Nessa última assembleia, a Direcção disse aos presentes que se não se juntassem a eles mais sócios, não continuariam na no Clube. Apareceram então 10 novbos Directores, dos quais 8 passados 2 anos logo desistiram pois segundo eles dava muito trabalho e perdiam-se muitos fins de semana. Aqui em Moncorvo fala-se muito, mas na hora de assumir as situações não dá jeito. Já agora ponha ló o nome, pois estamos num pais livre e não percebo porque é que as pessoas neste blog não se identificam,

    ResponderEliminar
  12. Como diz o Sílvio e muito bem,escrevam o vosso nome nos comentários.Não serão publicados mais comentários anónimos sobre este post.

    ResponderEliminar
  13. alberto carvalho
    Quanta vaidade se vê nestes comentários, o bom senso quanto a mim está no 1º comentário os outros que se fizeram-se notar são dos elementos da direção do G.D.M. que até gostariam de ver este clube numa III Divisão Nacional e quiçá na I Divisão, tivesse o maior sócio deste clube dinheiro, e quem viesse por traz fechasse a porta depois é o bom senso que prevalece
    Lembro que na semana passada houve uma assembleia do G.D.M., os atletas cerca de 130 treinam de Setembro a Junho , os sócios cerca de 800 segundo a direção, só apareceram 10 era para escolher a nova direção, o sr. Silvio carvalho diz que quer sair da direção então porque não sai? Olhe que quem corre por gosto não se cansa, eu até louvo o vosso esforço mas acho que já são muitos anos numa direção, se ninguém quiser acabasse com o grupo desportivo de Moncorvo, coisa simples se quiséreis ficar o problema é vosso mas não me digam a mim que tem que aturar os 130 atletas, peço aqui que aja bom senso também, ok
    um outro comentário que me chamou atenção pela lucidez que demonstra (Q.B.) como se pode ver, diz ele “Mirandela, Bragança e Macedo, continuam a apoiar o futebol ao nível da 3ª e da 2ª divisão” e depois! Vem algum mal ao Mundo, este senhor tinha aqui uma boa oportunidade de concorrer á direção do G.D.M. e fazer valer as suas ideias ganhávamos todos, ideias novas surgiriam, rejuvenescia a direção dava um bom presidente do clube.
    Tino neste País é o que se precisa neste Mundo louco, tal como o senhor jornalista do Record (PEDRO S. GUERREIRO -17 junho de 2011) que são eles (jornalistas) os verdadeiros incendiários deste Mundo em que vivemos, depois arrastam tudo e poe-se a rir como as hienas e a chamar idiotas, confesso que não se engana, acreditamos em tudo o que dizem e a ultima palavra é a deles e depois não nos deixam falar, já ninguém ouve os nossos argumentos pois a opinião está formada, assim vai o Nosso Mundo, mas como dizia esse senhor PEDRO S. GUERREIRO em 17 junho de 2011 no jornal Record quando falava do Sr.º presidente da camara de Viseu Dr. Fernando Ruas que foi das poucas pessoas que se insurgiram contra a construção dos estádios de futebol para o Euro “É assim que, de onde menos de espera, às vezes vêm as luzes da lucidez.” o presidente da camara de Viseu Dr. Fernando Ruas poe-se em bicos de pés para conseguir seja aquilo que for, não quis o euro mas queria que se fizesse o Mundial de 2018, e queria mais um estádio de futebol mas desta vez em Viseu e a construção do TGV, na única cidade que não tem caminhos de ferro, onde esta o bom senso! No presidente da camara de viseu ou no advogado PEDRO S. GUERREIRO?
    Digo para finalizar, temos que ter muito Tino

    O meu nome é só um nome chamo-me alberto carvalho e sou da louza

    ResponderEliminar
  14. maria fernanda lamego21 de junho de 2011 às 19:12

    Porquê anónimos?.não tenhamos medo das nossas raízes,gosto de saber com quem comunico, porque se não me agradar não respondo. obrigada, e mostrem-se. obrigada até breve.

    ResponderEliminar
  15. o meu comentario onde esta? não tenha medo
    alberto carvalho da louza

    ResponderEliminar
  16. As pessoas não colocam o nome (nomeadamente eu) porque sabem ao que estão sujeitas... Apesar de o GDM ser um clube independente toda a gente sabe da promiscuidade entre a câmara municipal e o clube. País livre?? Não sei onde.
    Como funcionário da CMM não quero estar sujeito a qualquer tipo de "represália"
    Agradecia que publicassem.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  17. Olá Comentadores do GDM.
    Viva Silvio.
    Estive uns tempos afastado, mas já cá estou novamente.
    As minhas felicitações á Direcção e a todos os sócios que assim decidiram.
    Para um clube participar num campeonato têm que estar todas as condições necessárias reunidas.
    Esta Direcção e os sócios que acompanham o GDM de perto acharam que não havia condições para participar no Nacional, pela grande experiência que têm, então eu como Moncorvense a viver distante da realidade, apoio essa decisão, embora o Silvio saiba que o meu desejo era que o GDM disputasse a Liga dos Campeôes. Tem que prevalecer o bom senso e prevaleceu. Sou defensor que os clubes têm que ter rendimentos próprios. A autarquia pode arranjar soluções em conjunto com o clube, porque as há. É necessário haver vontade. Aqui deixo um exemplo:
    Porque é que o GDM não pode concorrer aos transportes escolares?
    Conheço clubes que sobrevivem disto, dão emprego a condutores e acabam por dispôr de carrinhas para o transporte dos atletas.
    É uma forma legal de obter um rendimento prestando um serviço. Temos que nos adaptar aos tempos que correm.
    Porque o clube não participa nos concursos de exploração de determinados serviços que a autarquia coloca em concurso.
    Hoje um clube tem que ser gerido como uma empresa.
    O Silvio sabe que se eu vivesse em Moncorvo também estaria há 25 anos com ele e com o GDM,como tantos outros, que tivemos que seguir a nossa vida profissional por outras paragens, mas que o coração bate pelo GDM e por Moncorvo.
    Acho que é um ano para se repensar tudo isto, as pessoas unirem-se em volta do GDM e da própria Vila. Deixar as politiquices de parte, porque foi sempre assim que eu fiz. E quem me conhece sabe que sempre me dei bem com os da esquerda, com os da direita, do centro, das extremas, porque o meu partido sempre foi o GDM.
    Espero ser útil com tudo aquilo que aqui escrevi.
    Viva a Formação no GDM.
    Viva o GDM.
    Rui Hipólito

    ResponderEliminar
  18. Eu nao percebo muito de futebol nem das guerras desse desporto . Mas nao vale a pena estar a meter G D M no mesmo saco dos que nao vivem o futebol com desportivismo. Este clube com dinheiro e sem dinheiro sempre jogou e deu muitas alegrias antes de 74 e depois de 74 . Eu lembro me da minha juventude em moncorvo, edis domingos de festa quando o moncorvo jogava na vila..acham que nesse tempo eram os mesmos ideais que moviam este desporto e este clube? Pelo que eu leio ainda há lá gente desse tempo.. Viva moncorvo , viva o G D M e vivam todos os que deram e dão bom nome a este clube moncorvense. Emília Alves. (filha de coração dessa nobre e linda terra.)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.