sábado, 6 de abril de 2013

As mulheres da minha terra ,por Arinda Andrés

As mulheres da minha terra,

Não tinham a pele fina,
Nem tingiam os lábios de cor purpurina.

As mulheres da minha terra,
Não punham flores na cabeça,
Dobravam-se ao peso da guerra e à dor da tristeza.

E quando a vida era noite, cobriam-se de merino preto;
Sumiam-se nas sombras pardas do monte,
E de passadas largas, traziam água da fonte.
Vinham mesmo de manhãzinha,
Mesmo antes de romper o amanhecer;
De rodilha na cabeça; o cântaro de água fresca para beber.

Traziam água, traziam rosas, sonhos e ilusões,
No ribeiro ficava a mágoa, e na roupa bem lavada,
As mulheres da minha terra, de pele fina e acetinada, trazem rios de emoções!



A. Andrés
Postado em 16/7/11

8 comentários:

  1. Bonita homenagem às mulheres da sua terra,Tininha.
    Beijinho.

    Uma moncorvense

    ResponderEliminar
  2. Gosto imenso da sua escrita. Embora eu não seja de Urros, até parece que participei nas cenas que descreve e conheço as pessoas que cita. As mulheres de Urros podiam ser as mulheres da minha aldeia. J. Andrade

    ResponderEliminar
  3. Muito bonito mesmo! Parece que fala na minha aldeia, como diz o Sr. Júlio.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada aos que apreciam e partilham as memórias de um passado rural, que temos de preservar!
    A.Andrés

    ResponderEliminar
  5. GRANDES LAVADEIRAS !Saiam demanhã com um cibinho de pão com queijo e passavam o dia a cantar, de mãos branquinhas e pele encarquilhada pelo o frio e pela água do ribeiro. Mora ainda na minha memória o cheirinho que essa roupa trazia... A "cora" e a secagem nas giestas e noutras plantas únicas da nossa vegetação eram as responsáveis por esse perfume que atuava como bálsamo quando nos vestiam as tais "vestimentas" cheias de folhinhos e bordados que as nossas mães faziam com tanto carinho! E por falar em vestidos...recordas-te como caprichavamos na escolha dos vestidos para a fotografia que tiravamos nas passeatas pela aldeia quando o Sr Comandante da Marinha ia visitar os nossos pais? É com grande contentamento que leio todas as tuas prosas e poesias. Continua!Obrigada por me fazeres recordar tantas vivências da nossa infância. Urros não pode ser só passado porque existe e dele todos fazemos parte !Um abraço especial para ti e para todos que continuam a ter a nossa terra no coração.C Canijo

    ResponderEliminar
  6. Olá Letinha!
    Olha o teu comentário trouxe-me tantas, tantas recordações! e tão gratas ! Ah! como fomos felizes! E tão mimadas, meu Deus!Se calhar demais, no meu caso. Se tivesse que fazer o comentário, iria fazer este, igual ao eu, tal qual.Lembro-me tão bem de tudo isso. Falar das toilettes era uma história, cheia de requinte, de bordados e de rendas!E falar do esmero, do cuidado da roupa, oh! isso era uma linda história! Um tratado de cuidados e de sonhos.Agora até me estou a rir:se saíamos,olha lá ia o tapetinho!E lá ia o chapelinho! Ainda há dias encontrei um dos meus. E gorros, lembras-te, Letinha, a minha mãe fazia-me gorros tão lindos!Era um com um buraco para sair o cabelo, outro para as trancinhas; o meu cabelo tinha muitos caracóis, era difícil de pentear e o meu Pai,"Deus me livre! ora que uma destas, corta- se-lhe o cabelo e pronto!E lá me levaram a Moncorvo cortar o cabelo pela primeira vez. E ra tudo tão diferente! Olha Letinha e do Senhor Comandante de MAR E GURRA! Eu, cada vez que o meu Pai enfatizava, de Mar e Guerra!, eu ficava assim equivocada, como é que seria comanandar assim tanta coisa grandioa e estrnha! Eu sentia-me assim pequenina;ele, também era muito alto, lembras-te? Hoje dou comigo a rir-me de tanta criancice. Obrigada por me lembrares coisas que nos fizeram tão felizes! um xi-coração para todos.

    Tininha

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem que o Lelo trouxe esta poesia da Tininha de novo à luz do dia dos Farrapos de Memória. Em Julho de 2011 andava eu de viagem pelo Volga. E depois do regresso, não vi. Passou-me.
    Aproveitei agora para ler e deliciar-me e para deixar aqui um abração à Tininha.

    Júlia

    ResponderEliminar
  8. Olá Tininha!
    Esta tua homenagem às mulheres da nossa terra passou-me despercebida.
    Ainda bem que o Sr. Lelo a publicou de novo nos nossos queridos Farrapos.
    Gostei muito como deves calcular!Como diz a nossa querida Létinha,saíam de manhã com um cibinho de queijo para acompanhar o pão e taziam a roupa com cheirinho perfumado ,que ainda tenho na memória.
    No rigor do Inverno a Sra. Maria de Deus ia para o Arroio,No Verão para a Nogueira.
    Muito obrigada por partilhares connosco esta recordações.
    Beijinhos da tua sempre amiga
    Ireninha

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.