sexta-feira, 5 de agosto de 2016

NORDESTE TRANSMONTANO - EFEMÉRIDES (05/08)

Nota de editor: Após quatro dias de ausência actualizamos hoje o blog com as efemérides em atraso.
05.08.1794 – Fundação do Recolhimento do Loreto, em Bragança, destinado a recolher donzelas de boas famílias. Em 1839 foi transferido para Fornos de Ledra, concelho de Macedo de Cavaleiros.
05.08.1870 – Nascimento de Domingos Frias de Sampaio e Melo, em Carrazeda de Ansiães.Foi deputado por Moncorvo em 1915 e senador por Bragança em 1924.
05.08.1903 – Em Moncorvo recebe-se um telegrama enviado pelo ministro Teixeira de Sousa (o Gasoso de Alijó) dizendo que foi assinado o contrato para a construção da Ponte do Pocinho. Eis como “O Trasmontano” comenta a notícia:
- Ao som do hino da Carta, ao estralejar os foguetes e aos clamorosos vivas a el-Rei, ao nobre Presidente do Conselho, aos titulares das pastas da Fazenda e das Obras Públicas e ao deputado Ferreira Margarido, a multidão percorreu as ruas da vila (…) Da janela do Café Moncorvense falou ao principiar a manifestação o nosso confrade dr. Acácio Lopes Cardoso (…) Discursou também da janela da casa do nosso ilustre chefe, o nosso prezado amigo e colaborador dr. Constâncio de Carvalho (…) Agradeceu, comovido, o sr.dr. Ferreira Margarido (…) Voltou a falar o dr. Acácio Lopes verberando o procedimento do partido progressista local que não aderiu à manifestação, ele que fora coadjuvado pelo nosso partido quando veio há anos ao Pocinho, em bem disfarçada viagem política para favorecer o dr. Júlio Araújo, o conselheiro Elvino de Brito, a esse tempo ministro das Obras Públicas…
António Júlio Andrade

1 comentário:

  1. Dizem que em Setembro a Linha do Sabor faz 100 anos .Morreu em 1988.Não se esqueçam.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.