terça-feira, 18 de julho de 2017

TORRE DE MONCORVO 2011 - a serra do Reboredo a arder!













Uma dor de alma
Moncorvo esteve ontem ao fim da tarde de olhos colados na serra do Reboredo e, desde então, o medo continua. Na praça da vila, no castelo, todos os lugares altos serviam de observatório..."sim...o Reboredo estava a arder".

Dois helicópteros com balde sobrevoaram a zona, sem parar, tentando salvar, o mais que pudessem do nosso “pulmão”.
Mas e a capela? A Santa Leocádia ? Dado o espetáculo, temia-se a destruição total....como por milagre, salvou-se….a santa e a capela. E a Quinta das Aveleiras? Também…está tudo a salvo.
Por volta das 19h, o fogo parecia amainar dando um pouco de paz aos combatentes das forças terrestres e aéreas.
Durante toda a noite, foram feitos os rescaldos….e quase ninguém dormiu.
Hoje de manhã, temia-se pelo que a luz do dia pudesse mostrar. A visão era, de fato, fantasmagórica…e demasiado dolorosa.
Hoje, perto das 14h00, tocou novamente a sirene…toda a gente virava a cabeça, buscando o ROBOREDO. “Não…não é! Parece que é para Vila Flor….coitados…também precisam de ajuda. Não têm viaturas. Os nossos que corram então.”
E neste verão que se apresenta incendiário, lá seguiram os Bombeiros de Torre de Moncorvo a prestar ajuda aos vizinhos.
Obs- Parece que o fogo afinal é para o Perêdo dos Castelhanos e Açoreira….

Texo e fotos enviados por Susana Bailarim

8 comentários:

  1. Es verão em Moncorvo:
    http://www.mdb.pt/noticia/3556
    http://aeiou.visao.pt/incendio-ameaca-mata-nacional-do-reboredo-em-torre-de-moncorvo=f569147
    http://aeiou.expresso.pt/torre-de-moncorvo-incendio-em-peredo-dos-castelhanos-dominado=f657093
    http://aeiou.expresso.pt/incendios-fogo-ativo-na-serra-do-reboredo-no-distrito-de-braganca=f595676
    http://bombeirosparasempre.blogspot.com/2011/08/incendio-em-cabanas-de-cima-torre-de.html
    http://www0.rtp.pt/noticias/index.php?t=Controlado-incendio-em-Torre-de-Moncorvo.rtp&headline=20&visual=9&article=465475&tm=8
    http://www.mdb.pt/noticia/3556

    ResponderEliminar
  2. Até quando este sofrimento?Tantas notícias de incêndios e saber qual é o último.Em Vila Flor já não há carros de bombeiros.Digam o que se passou,sempre houve novo fogo no Peredo?

    ResponderEliminar
  3. De acordo com o último ponto de situação publicado no sítio da Autoridade Nacional de Protecção Civil às 18:00, as situações operacionais que exigem mais atenção concentram-se no Norte do país, de forma especial em Trás-os-Montes.

    No distrito de Vila Real, um incêndio em Ardaos, no concelho de Boticas, envolve 102 bombeiros e 29 viaturas. No local estão também dois heli-bombardeiros.
    Em Bragança, um incêndio em Vilas Boas, concelho de Vila Flor, mobiliza 88 homens e 23 viaturas. Um outro em Peredo dos Castelhanos, Torre de Moncorvo, envolve 45 bombeiros e 14 veículos.

    ResponderEliminar
  4. Que tristeza ! E que raiva, porque isto podia ser ( quase totalmente ) evitado. Mas o flagelo repete-se vezes sem conta. Não, não é uma maldição . É cuidar mal da riqueza de um país, é maltratar a Natureza. Em vez de quem (des)governa este ardido 'jardim à beira-mar plantado', esbanjar dinheiro e recursos humanos em parques automóveis topo de gama, em vez de colocar dezenas, vintenas, centenas de gestores e administradores onde um ou dois já chegavam, em vez de atribuir várias reformas milionárias aos mesmos - abutres e vampiros, todos, todos eles - , em vez de .... coloquem-se guardas florestais e postos de vigia onde eles são necessários e poupar-se-iam milhares de milhões de euros. E criar-se-iam postos de trabalho, o que também não é despiciendo.
    Tenho momentos de fúria e este é um deles .

    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar
  5. Luís Afonso Guardado disse:Não posso comentar,não sei que dizer.Como tudo isto é possível?Onde estão os velhos guardas florestais,guarda-rios,guardas da venatória?Onde estão as 150.000 cabras que o anterior governo prometeu?Malditos governos que permitem tudo isto.

    ResponderEliminar
  6. "Tenho momentos de fúria e este é um deles"
    Força,e que essa raiva não pare.Foi para isto que fizeram o 25 de abril?Inventar novos tachos,criar nova classe de ricos,agarrados aos partido do bloco central.Que venha outro 25 ,que emende os erros,que meta no campo pequeno esta corja de sanguessugas.
    Tenho vergonha de ter andado com cravos vermelhos na lapela.
    M.C.

    ResponderEliminar
  7. "Eles comem tudo,eles comem tudo/eles comem tudo e não deixam nada".Ere assim antes do 25 de Abril e continua a ser.O orgulho e a alegria sentidos por muitos de nós naquele glorioso 1º de Maio desapareceu com a voragem dos novos vampiros.Gostava de acreditar que outro 25 de Abril acabasse com esta desvergonha.Bastará a força que trazemos nos braços?A raiva que nos invade o coração?

    Uma moncorvense

    ResponderEliminar
  8. Corrijo : O orgulho e a alegria.....desapareceram ...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.