quarta-feira, 11 de setembro de 2013

NORDESTE TRANSMONTANO - EFEMÉRIDES (11/09)

11.09.1834 – Demitido o secretário da câmara de Moncorvo, o liberal João Carlos Ferreira, sendo substituído pelo miguelista Francisco Justiniano Navarro de Andrade.
Macedo de Cavaleiros
11.09.1892 – Do nº 47 do semanário O Moncorvense publicado neste dia, extractamos o seguinte comentário referente ao processo instaurado em Macedo de Cavaleiros ao líder regenerador Pereira Charula, por abuso de confiança na administração dos bens da viscondessa de Macedo: - A pronúncia deste cavalheiro foi anunciada pelo delegado Sebastião Sampaio na taberna da Manuelona, meses antes da instauração do processo; e o Pereirinha Dinamite, no Correio do Norte e o cigano do Mendonça no Nordeste, encarregaram-se de a publicitar urbi et orbi antes de produzida na bolbosa mioleira do feitor Bruto – Sucio. Devemos referir que as pessoas em causa eram eminentes vultos do partido progressista local.
Neste mesmo jornal se escreve que “ a romaria de Santo Apolinário que se festeja em Urros desde tempos imemoriais no último domingo de Agosto”.

António Júlio Andrade

1 comentário:

  1. "Pereira Charula, por abuso de confiança na administração dos bens da viscondessa de Macedo"-
    Tecnica dos velhos feitores quando os dótores passeavam na praça e o graveto sobrava.Todos mamavam da mesma gamela com horário diferente.Havia feitores que tinham carro primeiro que o patrão que nem sabia conduzir e ía da comboio para o Porto,praias e casino da Póvoa.
    Leitor

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.