terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Paula Salgado ,filha e neta de moncorvenses

A portuguesa Paula Salgado (Filha de Paulo Salgado e Maria da Conceição Santos Salgado e neta do Dr.Ramiro Salgado e Maria da Conceição Cordeiro Salgado - todos moncorvenses)é um dos elementos da equipa londrina que publicou na terça-feira os resultados de uma investigação que permitirá atacar eficazmente as doenças provocadas por um fungo, quarta causa de infecções hospitalares.
A publicação, feita em co-autoria com outros investigadores na importante "Proceedings of the National Academy of Science", revela os resultados da pesquisa que permitiu perceber, pela primeira vez, como um fungo patogénico consegue reconhecer e ligar-se a tecidos humanos e dessa forma causar infecções.
Embora em pessoas saudáveis essas infecções se manifestem essencialmente como irritações vaginais ou orais, em doentes com o sistema imunitário debilitado, nomeadamente devido a quimioterapia, transplantes ou HIV, o fungo pode circular pelo sangue e atacar vários órgãos.
Nestes casos mais graves, a taxa de mortalidade pode chegar aos 50 por cento, uma vez que muitos dos medicamentos utilizados hoje em dia não conseguem erradicar completamente o fungo.
Em declarações à Agência Lusa, Paula Salgado salientou que o trabalho de investigação feito ao longo dos últimos três anos será "determinante para se poderem desenhar os fármacos mais eficazes" para combater este tipo de infecções, as quartas de maior incidência em meio hospitalar, muitas vezes através de superfícies de plásticas implantadas no corpo, como cateteres ou aplicações protéticas.
O trabalho da equipa do Imperial College de Londres, de que Paula Salgado é uma das principais investigadoras, focou-se numa proteína que fica à superfície do fungo Candida albicans e que lhe permite reconhecer e ligar-se a proteínas humanas, contribuindo para a invasão dos tecidos.

4 comentários:

  1. Coisas destas até nos fazem sentir bem, pois dão alegria ao coração e à alma.

    Parabéns à grande investigadora.
    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar
  2. Parabéns à investigadora e aos pais(Paulo e Mariazinha).Se fosse vivo,o Senhor Manuel Maria,bom homem,teria um enorme orgulho na neta.

    Uma moncorvense

    ResponderEliminar
  3. Parabéns à investigadora e um abraço para o pai. J. Andrade

    ResponderEliminar
  4. Parabéns à neta do meu querido Prof. de Matemática Dr. Ramiro Salgado .Ele ,certamente , iria ficar feliz. Nós ,transmontanos temos que nos sentir orgulhosos.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.