quinta-feira, 8 de outubro de 2015

NORDESTE TRANSMONTANO - EFEMÉRIDES (08/10)

08.10.1566 – O arcebispo de Braga, D. frei Bartolomeu dos Mártires nomeia o padre Estêvão Mendes para a igreja de S. Julião, do Peredo dos Castelhanos.

Auto de fé em Lisboa
08.10.1593 – Auto de fé realizado pela Inquisição em Coimbra onde foram queimados dois marranos de Bragança (José Afonso, sapateiro e Catarina Martins, estalajadeira) e outra mulher brigantina (Guiomar de Leão) foi queimada em estátua, por ter morrido no cárcere. Em 27 de Junho do mesmo ano a Inquisição fizera já queimar 9 outros marranos de Bragança. Curioso o comentário que aparece ao fim da lista dos condenados de Outubro: - Neste auto e nos dois antecedentes se arruinou a cidade de Bragança.
08.10.1755 – Notícia do Vilarinho da Castanheira: - Entre o linho cânhamo que este ano se semeou no sítio do Pinheiro, nasceram 3 canas do mesmo linho que cresceram prodigiosamente e uma até 20 palmos de altura (4.40m.), com 3 polegadas de grosso… Na feira que se costuma fazer nesta vila no 1º de Agosto se venderam na deste ano até 1500 arrobas de seda.
08.10.1791 – Abertura de concurso para a obra de remodelação da ponte de Remondes sobre o rio Sabor, com a base de licitação fixada em um conto setecentos e dezassete mil réis.
08.10.1895 – Morreu em Lisboa, com 90 anos, o capitalista Moncorvense Manuel António de Seixas. Nascido em Moncorvo, emigrou para o Brasil aos 12 anos, “sem saber ler nem escrever” e nunca mais tornou à terra natal. Mas não a esqueceu pois deixou ao seu hospital 4 contos de réis e outros 4 para se darem de esmolas aos pobres da vila e deixou sobretudo… para se fazer uma Escola que… de elementar passou a secundária e a técnica e a agrícola e a liceu… mas só no papel.
 Vinhais
08.10.1900 – Nota da Caderneta de Lembranças: - à noite os regeneradores fizerão conferencia em casa do oliveira e o Dr. Gallas e o Dr. Margarido fizerão as pazes e ficarão outra vez amigos.
08.10.1903 – Correspondência de Vinhais para O Trasmontano: - O que por aqui se passa, de maior sensação é a chegada de dois jesuítas, para a festa do Coração de Jesus. Anda o elemento feminino em rodopio descomunal!...
O Primeiro de Janeiro desta data noticiava que o sr. Francisco A. Gonçalves Silva, proprietário agrícola de Freixo de Espada à Cinta, ganhou o primeiro prémio na parte de frutos (uvas, laranjas, limões, amêndoas…) na Exposição realizada no palácio de Cristal do Porto.
08.10.1912 – Lançamento do jornal “O Mogadouro”.
08.10.1931 – Por iniciativa do Instituto Teológico Israelita do Porto, foi circuncidado e recebido na “Aliança de Abraão” o marrano Fernando Cepeda Teles, natural de Argoselo, Vimioso, de 19 anos de idade, estudante universitário, que recebeu o nome de David.
08.10.1936 – Ofício do gov. civil de Bragança: - Acontecendo entrarem em Portugal alguns súbditos alemães aos quais o consulado recusa a revalidação ou substituição dos passaportes que caducam, digne-se Vª Exª providenciar para que a nenhum súbdito alemão seja concedida autorização de residência sem que apresente o certificado de registo consular…

António J. Andrade
 Ver:

1 comentário:

  1. Tantos crimes hediondos em nome de Deus! Só que por detrás os interesses são outros. Os crimes continuam e os interesses são sempre outros ...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.