quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Nordeste transmontano - EFEMÉRIDES (23/10)

Domus Municipalis
23.10.1676António Monteiro de Morais e Manuel Tenreiro de Melo eleitos como procuradores às Cortes, pelo círculo de Moncorvo, com 31 e 28 votos respectivamente.
23.10.1719 – Em reunião da câmara de Moncorvo foi deliberado “que se comprasse um cálix de prata e sua patena e sua colher, tudo de prata, que tudo será 8 mil réis, uma bolsa de corporais, um véu de tafetá encarnado e a bolsa de corporais é de fio de prata será de seda verde (…) para a capela de Santa Luzia. Na mesma reunião se tomou conhecimento e mandou registar uma provisão régia concedendo a Apolinário Gonçalves Quintão a mercê de poder ter um forno de pão em sua casa, pagando de pensão em cada ano ao concelho 180 réis.
23.10.1834 – Notícia do jornal “Periódico dos Pobres”: - Os oficiais Miguelistas têm ido para Espanha, porém quase todos lá têm sido presos e conduzidos para aqui (Bragança); hoje vieram 6, que julgo irão para essa cidade (Porto): todos são façanhudos; dois de Vila Real, tenentes; os povos, com a notícia da vinda de D. Miguel, estão exaltados, bem como alguns Miguelistas que aqui estão, e se não fosse o medo de serem presos em Espanha, já lá estavam todos.
23.10.1932 – Inauguração da “Domus Municipalis” de Bragança, no seguimento de grandes obras de recuperação efectuadas sob a responsabilidade do arquitecto Baltasar de Castro. Refira-se que este é o monumento de arquitectura civil romana mais importante e único no seu género em toda a península Ibérica, símbolo máximo da dinâmica dos concelhos e do poder local.
23.10.1959 – Escritura de compra de um terreno para a construção da Escola Prática de Agricultura de Carvalhais, por 1 782 800$00.
António Júlio Andrade

3 comentários:

  1. Ainda há produtores de centeio no concelho?
    Onde ficava a capela de Santa Luzia?
    desculpem tanta pergunta

    ResponderEliminar
  2. A capela de Santa Luzia ficava no Larinho. Vai fazer 50 anos que foi demolida para se construir uma nova, mais elegante. Da antiga ficou um pedaço de parede que foi resguardado com um nicho. Esse pedaço de parede antiga, talvez um metro quadrado, estava por detrás do altar e apresenta um fresco com a imagem da santa.
    Sobre o centeio, hoje haverá quem produza 100 ou 200 litros para dar às galinhas e para tirar um pouco de palha, chamada colmo, para algum serviço específico como encavar as cebolas ou meter uma testeira na albarda do macho... J. Andrade

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, precisava da sua ajuda quanto a informações sobre o dr. Cristóvão de Andrade Freire: sei que foi inquisidor em Coimbra, mas necessitava saber em que período de tempo. Diz que foi a partir de 7.8.1635 e até quando, sabe? Qual foi a fonte de onde recolheu esta informação? Nem sabe o quanto é importante esta data para a minha tese de mestrado. Agradecia-lhe imenso a ajuda.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.