terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Baixo Sabor- Cilhades

O " Castelinho" (A.F.M.)
Baixo Sabor: EDP tem em fase de estudo a área arqueológica de Cilhades

Torre de Moncorvo, 16 jan (Lusa) - A EDP tem em estudo a área mais "paradigmática" do conhecimento arqueológico, histórico e etnológico da futura albufeira do Baixo Sabor, localizada na zona do antigo povoado de Cilhades, no concelho de Torre de Moncorvo.
Este estudo integra-se no Plano de Salvaguarda do Património (PSP), iniciado em 2008, aquando do início da construção do empreendimento hidroelétrico do Baixo Sabor, que terminará em 2014, data prevista para o início do enchimento da barragem.
Segundo o coordenador para o estudo arqueológico da área de Cilhades, Pedro Santos, esta área integra uma necrópole do período medieval e mais acima uma fortificação castreja do período do calcolítico, na margem direita do rio Sabor.
"Só com esta intervenção arqueológica se ficou a saber que durante o período medieval houve um importantíssima ocupação do lugar, até porque o único documento que referencia Cilhades remonta ao reinado de D. Dinis, que cedeu o lugar aos povoadores de Mós", precisou o arqueólogo.
Outro lugar de interesse arqueológico e conhecido como o castro do Castelinho também se encontra em fase de escavações para "acautelar" todo o espólio e a investigação provenientes do local.
Toda a área de Cilhades será inundada com o enchimento da albufeira do Baixo Sabor, cabendo aos investigadores fazer todo o registo da zona de interesse arqueológico.
"Para já, todo o material está guardado no gabinete de espólio que a EDP tem no estaleiro da barragem e quanto à sua guarda futura terá de ser uma matéria a debater com as entidades competentes para o efeito", adiantou Pedro Santos.
A EDP diz ainda que "nunca houve intenção em esconder nada as populações".
"Ponderamos mesmo fazer visitas guiadas para os alunos das escolas da região, para que possam estudar esta realidade, disse Lopes dos Santos, o responsável pelo empreendimento do Baixo Sabor.
Apesar de haver algumas informações fornecidas pelos populares, só em meados de dezembro passado se iniciaram escavações na necrópole de Cilhades, que está localizada no sítio agrícola do Laranjal.
"É uma descoberta algo surpreendente, dada a dimensão da necrópole", consideram os investigadores no local.
As investigações em curso ocupam cerca de uma centena de profissionais.
Lusa
Ver:http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Bragan%E7a&Concelho=Torre%20de%20Moncorvo&Option=Interior&content_id=2244786
http://www.brigantia.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=6481&Itemid=43

2 comentários:

  1. As minas de ferro,Cilhades e o padre Victor são os grandes promotores de Torre de Moncorvo.Cilhades, que só os felgarenses conheciam, anda agora nas bocas do mundo.Espero que tudo que encontrem seja colocado no Felgar para ser visto pelas gerações futuras.
    António G.

    ResponderEliminar
  2. Vê-se pela muralha da foto que o castro do Castelinho era imponente.
    E então como a EDP deitou abaixo o sobreiro centenário que estava mesmo ali e que como empecilho tapava as vistas, então a muralha vê-se na sua enormidade.

    Espetaculo!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.