sábado, 25 de fevereiro de 2012

ASSOCIAÇÃO MOGADOURO NO CORAÇÃO – TRANSMONTANOS EM PARIS

A convite da Associação Mogadouro no Coração, com sede em Groslay, a Confraria Gastronómica das Casulas de Mogadouro deslocou-se até esta localidade, que tem cerca de oito mil habitantes, e fica no departamento 95, na região de Paris, para participar nas comemorações do Carnaval da comunidade portuguesa ali residente, que tiveram lugar nos pretéritos dias 11 e 12 de Fevereiro.Das actividades em que a Confraria participou, destacam-se a integração num desfile alegórico pelas ruas de Groslay, uma entrevista à Rádio Enghien e a confraternização num almoço que reuniu cerca de trezentos comensais, que tiveram oportunidade de degustar o prato tradicional de casulas com bulho. Saliente-se o facto de todos os ingredientes utilizados no repasto terem sido levados de Mogadouro.A Associação Mogadouro no Coração é dinamizada por um grupo de emigrantes residentes naquela área urbana e tem a presidir aos seus destinos a Sra. Olímpia Garnacho Ferreira, natural da aldeia de Valverde, concelho de Mogadouro. A Confraria entronizou-a como “confrade de honra”, como forma de reconhecimento pelo papel altamente meritório que tem desenvolvido em prol da divulgação da gastronomia e cultura transmontanas, junto da populosa comunidade portuguesa na região de Paris (que se estima em mais de 700.000 patrícios). Esta associação engloba no seu seio emigrantes provenientes de diversas partes do país, mas elegeu como seu emblema o brasão de Mogadouro, o que, naturalmente, nos enche de orgulho.
Para quem nunca tinha estado em confraternização com patrícios, no estrangeiro, devo dizer que esta experiência foi maravilhosa, pois permitiu-nos constatar no local o incomensurável amor que esta gente dedica à sua terra natal, esforçando-se por todos os meios, por preservar e transmitir às gerações mais novas os valores ancestrais da portugalidade, sem lamechices, demonstrando-lhes o que de bom e de excelente por cá se produz, seja em matéria gastronómica, seja em matéria cultural, ajudando a afastar alguns estereótipos que formataram as mentes das primeiras gerações da diáspora lusitana. Devo confessar que nunca, como ali, senti tanto amor a Portugal. Por isso, e como muito bem disse o Dr. Pimenta de Castro, eles são o nosso orgulho.

Antero Neto
   Fotografias cedidas por "Tuga Magazine" e  Association Mogadouro no Coração.O nosso agradecimento.
Ver:

2 comentários:

  1. Que raiva,e Moncorvo nada.Grande exemplo de confraternização.Regar a saudade com tinto e adubá-la com cascas e botelo só a malta da confraria.Parabéns a todos.
    M.M.

    ResponderEliminar
  2. Sim realmente tens razao,eu sou de Mogadouro,pas fui crianca viver em Moncorvo,e so na feira em Nanterre no mes de avril se ve os produtos de Moncorvo...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.