terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

MONCORVO - PROCISSÃO (1977)

6 comentários:

  1. Filipe Antono Jose disse:Lelo, obrigado pelas viagens no tempo. Filipe :Santos Brasil

    ResponderEliminar
  2. Noémia Gaspar disse:Isso é que éra uma procissão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " Revendo" a Procissão do filme de Leonel Brito,a película reconduz-nos para a "eternidade" circular do tempo, tão densamente observada por J.Luís Borges,Platão,Irineu, pelo basco Unamuno, em tempos visitador da Quinta da Batoca, propriedade de seu amigo Guerra Junqueiro,ali no sopé do Penedo Durão,também este marca perene da eternidade.
      Hoje,sim hoje,inicia-se a Quaresma que a roda do tempo levará até Quarta - feira de cinzas,pequeno interregno,a dar lugar ao tempo da Procissão do Senhor.Acabado de chegar de Almeirim e para não correr o risco de me acontecer o que aconteceu a Cristo,para não ficar a pão e água (pouca) e a sonhar com uns gafanhotos do deserto, antecipei a gula estomacal e agradeci à famosa " Sopa de Pedra",obra de frade,e rematei com belas costeletas de cordeiro pré-pascal...Mas voltando à " Procissão" de Sexta-Feira Santa invadem -me a memória imagens daquele tempo,que são de hoje e do amanhã!
      - "Não corteis as unhas nem vos deveis pentear pois magoais e arrepelais nosso Senhor que está morto"ou ainda:
      - " Foram os judeus que mataram o nosso Deus" esses marotos!,
      - "Não se esqueçam hoje só se trabalha até ao meio-dia. Não se pode cavar a terra pois Nosso Senhor já está no caixão.É pecado e sois " uns judeus e umas judias" se não cumpris a lei de Deus.Atiravam-nos como se de sentenças salomónicas se tratasse..continua

      Eliminar
    2. ( ...) a propósito de procissão..

      Todos estes dizeres e imagens são uma amálgama de convicção, de fé,-(Moisés Espírito Santo chamar-lhe -ia sincretismo religioso)-de religião popular ou de superstição.Tais factos e práticas são próprias dos homens,no sentido mais profundo e religioso do Homem, ou como alguns defendem que foi este que criou o Deus face ás suas vulnerabilidades da vida e dos tempos..Desde Averrois, Leroy Ghourain( será assim que se escreve ?), passando por São Tomás de Aquino ou Chardim, revisitando Marx, através de Saramago, quem terá a última palavra sobre fé,religião,superstição e convicção? Dizia,que devemos respeitar todas as conviçções e sentimentos religiosos humanos ,independentemente de "desconhecermos" o significado de Quaresma ou do Sabatum como, possivelmente, nossos pais e avós.
      Por desrespeito por procissões ocorre-me uma conversa que tive com José Hermano Saraiva, preparando um " Tempo da Memória,nos idos de 93/94,nas Caldas da Rainha..
      O episódio ocorrido nos anos da Primeira República pode resumir-se assim: Decorria a Procissão do Senhor em Caldas.Ás tantas um grupo de excursionistas tipógrafos e talvez alguns ferroviários vindos de Lisboa ao cruzarem com os crentes iniciaram tal algazarra que foi o bom e o bonito. Da mole humana seguidora do Pálio um lembra-se de dizer:
      Isto é obra do Freitas! Saiba o leitor que tal Freitas era o Maldonado Freitas,um dos primeiros membros dos governos municipais republicanos daquela cidade e grande amigo de João Soares, ex-padre,pai de Mário Soares,natural de Cortes tendo sido ministro da Instrução de governo republicano..
      O que valeu ao Freitas foi ter fugido pelas traseiras da casa e ir refugiar-se no Quartel, comandado por mãos amigas não fosse o Diabo tecê -las!
      E, para finalizar, revisitando joelhos crentes a beijarem pedras duras e frias das ruas de Felgar, e como as imagens nos mostram as de Moncorvo era perplexos e com comoção crédula de meninos que ouvia-mos a " Verónica " cantada quase sempre pela mulher de meu primo Manuel Salgado, qual sacerdotisa a cantar como se tratasse de melopeias perante o Ecce Homo que impunham respeito e silêncio total , ainda que o seu verdadeiro significado nos escapasse.
      Se os poderes do Mundo conhecessem e respeitassem o que vai na alma e no tempo de cada um de nós , talvez pudéssemos fazer da " Procissão do Senhor", a procissão da alegria, da paz e da concórdia.. A ser assim,as imagens de soldados americanos a queimarem o Corão no Afeganistão ou como noutro tempo e noutros lugares:de Savanarola a Salman Rhusdie( o dos Versos Satânicos )poderiam contrariar o dito no " Um Mundo Sem Regras " de Amim Malouf...e o coração dos homens poderiam continuar de bem com os seus portadores e nós de bem com o próximo.

      Eliminar
  3. Helena Rabaçal disse:Vieram-me as lágrimas aos olhos... as duas senhoras de idade que aparecem acho que são a minha avó e a irmã dela, a tia Maria. E o "anjinho" na frente parece a minha prima Rosário. Que saudades.... Obrigada por estas recordações..

    ResponderEliminar
  4. 1977 e já era o padre Sobrinho.Não tenho duvida ,é o Padre Eterno!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.