sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Torre de Moncorvo: Comissão de Utentes defende no Parlamento instalação de um SUB no concelho.

Torre de Moncorvo, 02 fev (Lusa) - Uma petição com mais de quatro mil assinaturas e um estudo técnico que defendem a criação de um Serviço de Urgência Básica (SUB) em Torre de Moncorvo vão ser entregues na Assembleia da República (AR) pela Comissão de Utentes.
Centro de Saúde
O estudo e a petição serão entregues no Parlamento, onde a Comissão de Utentes do Centro de Saúde de Torre de Moncorvo (CUCSTM) vai ser recebida em audiência na terça-feira, 07 de fevereiro, pelo presidente da Comissão de Saúde."Estamos convictos de que quando as entidades que tutelam o Serviço Nacional de Saúde no país conhecerem o estudo vão apoiar a instalação de um SUB em Torre de Moncorvo", disse hoje à agência Lusa o vereador da câmara de Torre de Moncorvo, António Moreira.O estudo foi encomendado pela Câmara de Torre de Moncorvo, após a sua aprovação em Assembleia Municipal, a uma empresa de consultadoria na área da saúde e permitiu elaborar um documento que serviu de base para "demonstrar" a necessidade de instalar um SUB no concelho."O estudo só nos vem dar razão e desmontar que a instalação de um SUB no concelho de Foz Côa não foi uma boa aposta, dada a centralidade de Torre de Moncorvo", justificou o autarca.Tanto a câmara como a CUCSTM defendem que "há melhores condições" no centro de saúde local do que no espaço onde funciona a SUB no concelho vizinho de Vila Nova de Foz Côa.

"Em Vila Nova de Foz Côa a SUB funciona em contentores alugados e até o equipamento de RX é alugado", atira um membro da CUCSTM.Com a instalação de um SUB em Torre de Moncorvo haverá economia de verbas, considerando os responsáveis que não será necessário pagar o aluguer de espaço e equipamentos técnicos como acontece no concelho vizinho.Esta posição surge um ano após o encerramento do Serviços de Atendimento Permanente de alguns em oito Centros de Saúde do distrito de Bragança.Por seu lado, a CUCSTM avançou que dadas a perspetiva da exploração das minas de ferro no Carvalhal e o número crescente de trabalhadores na barragem do Baixo Sabor não restam duvidas de que a instalação de um SUB em Torre de Moncorvo " faz todo o sentido".
"Vivemos no concelho com uma população envelhecida e não há razão para drenar os doente para Foz Côa, que na maioria da vezes são depois transportados para os hospitais da Guarda e de Coimbra", disse João Silva, membro da comissão.No entanto a ARS Norte e a Câmara de Vila Nova de Foz Côa assinam em maio, no Porto, um acordo de cooperação para a construção do novo centro de saúde para o concelho duriense.Esta nova unidade representa um investimento por parte da ARS Norte de cerca de dois milhões de euros, cujo prazo de execução será de aproximadamente três anos, permitindo assim substituir as instalações atuais "que para além de exíguas, já se encontram bastante degradadas".
Fonte: Agência Lusa

9 comentários:

  1. Helena Ferreira: ‎'excelente ! Oxalá que consigam .... urgente !!

    ResponderEliminar
  2. Será que o ALVARO quando fez negócio com os canadianos sabia disto??

    ResponderEliminar
  3. Um belo dia em Torre de Moncorvo, houve uma manifestação a favor do SAP, este blog deu a noticia com bastantes comentários, uns a favor e outros contra o encerramento, é sempre assim neste Portugal ninguem está de acordo com nada de repente aparecem aqueles que não concordavam, disseram que era politica etc, etc, não vale a pena reproduzir aquilo que se disse neste blog e em Moncorvo, mas como diziam apareceram os velhos do Restelo a dizer que aquela manifestação a favor do SAP e que não concordavam com ela pois era a Politica que estava metida (não se podia misturar a saude com a politica e eu, concordo com isso mas pergunto, quem era que fazia politica?) o que era, deixou de ser hoje, tenham juizo aqueles que não concordaram com a manifestação e os outros, para bem deste interior "desgraçado" temos que juntar as mãos e sermos unidos nesta e noutras causas, este meu comentário não serve para dividir ninguem, quem pensa assim precisa mesmo de ir ao Hospital, pois esta mesmo muito doente
    tenham um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. areia para os olhos de quem? Os do pcp de moncorvo, que lutaram com os do cds e psd, para derrubarem a câmara, agora já não falam do roubo que os 2 partidos juntos estão a fazer, aos direitos dos pobres trabalhadores. Ao pcp de moncorvo agora não dá jeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este senhor não percebe nada de nada, tenho pena destes comentários e mostra o que somos e havemos de ser sempre, eu disse e repito que não se deve misturar política nestas coisas de saúde e quando estamos a falar do interior "desgraçado" vem este a dizer "areia para os olhos de quem?" "do roubo que o s 2 partidos estão a fazer" Então quem é que faz política eu (que não sou de nenhum do que referiu, apenas quero o melhor para Moncorvo como moncorvense e transmontano, ou o senhor com esses comentários que não levam a lado nenhum e mostraram a que partido pertence, Neste pobre País andará tudo tolo ou quê? aja juízo já que os de Lisboa não têm pelo menos nós os Transmontanos que fomos sempre um povo trabalhador e sabedor, como disse o Fernando pessoa “não sou nada não posso ser nada mas tenho em mim todos os sonhos do mundo”

      Eliminar
  5. Anda tudo tolo.
    Estudos ,estudos e mais estudos para estudar o que estudado está: atão não se vê que Moncorvo precisa de uma unidade de saúde como deve ser? Ao que chegamos:é preciso que seja uma qualquer empresa de consultoria a dizer que faz falta. Onde está a voz do povo?
    E ,façam o favor de acabar com as politiquices que só atrapalham ,e digam a verdade quando falarem: o cds anda na câmara há mais de uma dúzia de anos e não anda a derrubar ninguém.

    ResponderEliminar
  6. Este senhor não percebe nada de nada, tenho pena destes comentários e mostra o que somos e havemos de ser sempre, eu disse e repito que não se deve misturar política nestas coisas de saúde e quando estamos a falar do interior "desgraçado" vem este a dizer "areia para os olhos de quem?" "do roubo que o s 2 partidos estão a fazer" Então quem é que faz política eu (que não sou de nenhum do que referiu, apenas quero o melhor para Moncorvo como moncorvense e transmontano, ou o senhor com esses comentários que não levam a lado nenhum e mostraram a que partido pertence, Neste pobre País andará tudo tolo ou quê? aja juízo já que os de Lisboa não têm pelo menos nós os Transmontanos que fomos sempre um povo trabalhador e sabedor, como disse o Fernando pessoa “não sou nada não posso ser nada mas tenho em mim todos os sonhos do mundo”

    ResponderEliminar
  7. Não acredito que exista alguém em Moncorvo, que no seu perfeito juizo seja a favor do encerramento do sap, o que não quer dizer que não tenha havido instrumentalização politica dos 3 partidos que referi, que inclusivamente foram insultar as pessoas para a câmara. Só em Moncorvo é que essa troika se juntou. Os verdadeiros comunistas devem ter vergonha, destes imitadores.

    ResponderEliminar
  8. Sem comentários aos Senhor da TROIKA inventada por parasitas que veem em tudo que mecha COMUNISTAS esses Papões do sec XXI, (ainda deve pensar asssim) SEM COMENTÀRIOS com muita pena minha

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.