segunda-feira, 12 de março de 2012

MONCORVO - AS MINAS ...


No final do ano passado saíram as primeiras notícias sobre a reatar da exploração mineira em Torre de Moncorvo, mas o que é certo é que tudo continua igual e o autarca garante que este facto nao o surpreende e que a haver uma reabertura das minas será sempre num prazo superior a 5 anos. o edil aproveita contudo esta mediatização para lembrar que o estado tem de compensar localmente a exploração deste recurso natural, à imagem do que já faz com a energia hídrica e eólica.
Aires Ferreira - Pres CM Torre de Moncorvo

Repórter de Imagem: Luís Ruas
Jornalista: Frederico Correia

2 comentários:

  1. Exploração de minério de ferro em Torre de Moncorvo só daqui a sete ou dez anos
    O presidente da Câmara de Torre de Moncorvo admitiu esta segunda-feira que, "o mais provável", é que só daqui a sete a dez anos haja exploração mineira no Carvalhal.

    O que foi dito sobre um investimento de mil milhões de euros da Rio Tinto em Moncorvo não passou de "especulação jornalística", diz também Aires Ferreira.
    O autarca socialista explicou que tinha razão quando afirmou que não houve "seriedade" no tratamento no caso. Porém, para Aires Ferreira, a australiana Rio Tinto "é uma empresa séria".
    "Esta especulação é atribuída ao ministro da Economia (pela comunicação social) e, que eu me lembre, Álvaro dos Santos Pereira apenas disse que havia negociações e nunca confirmou o cenário idílico e cor-de-rosa que foi pintado em Outubro e Novembro passados em torno da reactivação da exploração das minas. Não me parece que a culpa seja do ministro", acrescentou.
    O alegado investimento ronda mil milhões de euros para uma exploração de minério de ferro a céu aberto nas áreas das antigas Ferrominas no lugar da Carvalhosa (Torre de Moncorvo).
    Esta acção da Rio Tinto iria permitir, numa primeira fase, a criação de 420 novos postos de trabalho directos e cerca de 800 indirectos, bem como a criação de um polo de investigação e desenvolvimento no Nordeste Transmontano, com parcerias com instituições locais e internacionais.
    "É possível que haja uma exploração de ferro, mas só daqui a sete a dez anos. Hoje, ainda não há nenhuma licença para exploração de ferro no concelho de Torre de Moncorvo", frisou Aires Ferreira.
    Por outro lado, o único investimento que se conhece é o da Companhia Portuguesa de Ferro (CPF), que vai aplicar um milhão de euros, nos próximos três anos, em prospecção de minério de ferro na área mineira de Carviçais II, em Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta.
    Segundo o administrador desta companhia, Nuno Costa Gomes, o projecto não tem resultados imediatos. O empresário salientou ainda o facto de que todos os investimentos no sector mineiro são efectuados "a muito longo prazo".
    "Devido à crise financeira internacional, a malha está muito mais apertada para a viabilização de projectos desta natureza", acrescentou.
    No terreno, está já uma equipa de geólogos e outros profissionais, em trabalhos de análise e prospecção que durará três anos, podendo haver prolongamento do prazo.
    A CPF tem associada uma empresa de direito norueguesa a este projecto de exploração mineira.
    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/exploracao-de-minerio-de-ferro-em-torre-de-moncorvo-so-daqui-a-sete-ou-dez-anos

    ResponderEliminar
  2. O Presidente da Câmara é a única voz lúcida e rigorosa que surge em defesa de todos nó. Fomos utilizados e sem esta voz , ridicularizados. Bem-haja senhor presidente .Proteste e lute até que a voz lhe doa.
    A.G.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.