domingo, 23 de fevereiro de 2014

Moncorvo: o Presente, ao menos

E os velhos, esses reservatórios…

 A esperança de vida aumentou, a natalidade decresceu, os velhos começam a ser predominantes nas inquietações demográficas. Transportam sabedoria e memórias. E muitas mazelas e doenças. Mas os tempos são outros e os filhos e as filhas têm emprego, o que os remete, aos velhos, para a solidão da casa.
E então floresceram (não para a flor da idade, mas para as folhas cadentes) os lares ou centros de dia, numa leitura de eufemismo recolhido. Propagaram-se pelas aldeias e pela Vila, como espaços de solidariedade mas também de lucro, com cuidados médicos, mesmo cabeleireira, e contos e leituras de lazer para recuperar a memória, tentar serenar o espírito e mitigar a solidão.
Há 25 anos estes espaços de recolha e recolhimento eram inimagináveis, na sua vulgarização e na sua presença em espaços tão desabitados como algumas aldeias onde se instalaram.
Moncorvo terá tido mudanças radicais, na sua paisagem e no seu ordenamento. Porventura, excepto nas pessoas.
O repórter regressa de uma aldeia, de visita a um lar.
Padecentes da senitude, encostados à bengala, olham o horizonte, de vista baça e esquiva à claridade. Já não pedem o futuro nem a morte.
Conformam-se: o presente, ao menos.
RR

In TORRE DE MONCORVO , Março de 1974 a 2009. De Fernando Assis Pacheco ,Leonel Brito, Rogério Rodrigues. Edição da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.