segunda-feira, 12 de março de 2012

“Santos Júnior e os Intelectuais Galegos”

 No passado dia 3 de Março, Sábado, pelas 15h00 a Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo recebeu a apresentação do livro “Santos Júnior e os Intelectuais Galegos”, epistolário de Isaac Estraviz.
O Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Eng.º Aires Ferreira, deu início à sessão, tomando depois a palavra e em nome da família o filho do professor Santos Júnior, Sr. Norberto Santos, que procedeu à apresentação do livro. O autor do livro, Isaac Estraviz, apresentou uma gravação áudio de um discurso proferido pelo professor Santos Júnior na Homenagem a Outeiro Pedraio na comemoração do 80 aniversário em 1968. Referiu ainda a língua na Galiza e falou sobre Santos Júnior, a Galiza e os Galegos.
O livro apresentado reproduz inúmeras cartas que Santos Júnior trocou com os intelectuais galegos do seu tempo, ajudando a entender o que se tem produzido na Galiza e o significado de Portugal na recuperação galeguista.
No átrio da biblioteca estava também patente uma exposição sobre publicações e autores galegos e sobre a correspondência trocada entre Santos Júnior e os autores galegos.
Santos Júnior foi um zoólogo, ornitólogo, antropólogo, etnógrafo e arqueólogo que tinha uma forte ligação a Torre de Moncorvo, terra de naturalidade de sua esposa, e cujo espólio se encontra no Centro de Memória de Torre de Moncorvo.
Isaac Alonso Estraviz nasceu em 1935, na Galiza, é também autor do Dicionário de Língua Galega, Estudos Filológicos Galegoportugueses e do Dicionário de Língua Galego-portuguesa. Escreveu também “Os Intelectuais Galegos e Teixeira de Pascoais – Epistolário” e “Eugénio de Castro e a Galiza – Epistolário” ambos com a colaboração de Eloísa Álvarez.
A actividade, promovida pelo Município de Torre de Moncorvo e que contou com a participação de cerca de 80 pessoas, está inserida nas Festividades da Amendoeira em Flor.
Ver o Álbum :
https://picasaweb.google.com/101274915670259241376/SantosJuniorEOsIntelectuaisGalegos#

2 comentários:

  1. Bem fez o senhor presidente ao esclarecer a autoria do Centro de Memória,orgulho de todos nós.Há pessoas que se julgam detentoras de toda a verdade e que tudo imana de eles.Fui eu ,fui eu ,fui eu...é minha ,É minha, e assim caminham para o esquecimento.É Trás -os-Montes transformado em Transmontania,versão Disneylandia para ecofundamentalistas.
    M.

    ResponderEliminar
  2. É pena que o álbum não tenha legendas.
    M.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.