segunda-feira, 2 de abril de 2012

As alheiras em peregrinação

Nos princípios de Janeiro estive em Moncorvo e comi alheiras divinais na “Taberna do Carró” . Até pareciam as alheiras que a minha mãe fazia. Dei os parabéns à D. Dina e pedi o favor de me arranjar 6 dúzias, para eu trazer aos filhos e às amigas.
Foto :Arquivo F.M.
Só que, devido à minha doença de ossos, e porque tive de vir mais cedo do que o previsto para Leiria, não podia carregar aqueles quilos de alheiras.  Então combinámos que as divinais alheiras seriam enviadas,  daí a um dia ou dois,  num autocarro da Rodoviária.  A Rodoviária falhou e foram enviadas pela Camionagem Santos.
A D.Dina telefona-me  a informar-me que  as alheiras seriam deixadas na área de serviço de Leiria.  Como as dores na articulação de um ombro não me permitiam conduzir, uma colega levou-me à área de serviço de Leiria-Sul.  Perguntámos no restaurante: “Não, aqui ninguém deixou nada”; perguntámos na área de serviço propriamente dita: ”Não, aqui ninguém deixou nada”. Telefonema para o Quim,  telefonema do Quim para o “Santos” ; ninguém sabia dar resposta.  Telefonema da Dina para o “Santos” : caramba! Aí alguém teve de responder. Telefonema da Dina para mim: “As alheiras estão no terninal da Rodoviária em Fátima”.
Mais uns 20 Km até Fátima, o sol a pôr-se e a noite a cair.  Terminal da Rodoviária : “Não, aqui ninguém deixou 3 caixas de alheiras” . “Não é possível “. “Então vamos ver ao depósito”. Fomos ao depósito: “Vê? Não há aqui caixa nenhuma”. Não havia mesmo.   Um expresso da Rodoviária a chegar. Perguntámos ao condutor, mas não sabia onde paravam os autocarros do Santos. Talvez um taxista soubesse. Procurámos um taxista : “Parece-me que os autocarros do Santos param perto duma rotunda, mas não sei qual”.
Concluímos que nem em Fátima os Santos faziam milagres e como era noite,  regressámos a Leiria.
Novo telefonema . Atendeu o Quim. “Esteja descansada. Amanhã tem lá as alheiras” .
No dia seguinte fui a um funeral. Desliguei o telemóvel.  Soube depois que o Quim se fartou de me telefonar, mas eu nunca atendi.
Quase à noite, telefona-me o meu filho que me diz o seguinte:  “Estou aqui na Clínica em Fátima e a empregada deu-me um recado para eu ir ao restaurante “Sabor Divino”, na rotunda norte, buscar as alheiras da minha mãe. Isto ou é brincadeira ou é milagre. Como é alguém que te envia alheiras , sabe que eu estou,  á 5ªfeira , a trabalhar numa clínica dentária em Fátima?” 
Eu fiquei tão contente,  que só lhe disse: “ Vai, filhote, vai lá ao “Sabor Divino” buscar as alheiras que são divinais. Duas dúzias são para ti.  Depois explico-te”.
Telefonei para a “Taberna do Carró”, o Quim atendeu e esclareceu que fora através de sua mãe que obteve o número do telefone do meu filho.  A empregada do consultório em Leiria telefonou para a Clínica de Fátima.  Facílimo !!! 
Após  a  saga relatada, pudemos finalmente comer as alheiras .  E quereis saber? Filhos, netos  e  amigas  acharam-nas divinais !!!  Pudera !

 Obrigada D.Dina, obrigada Quim. Qualquer dia lá me têm novamente.
Abração
Júlia

11 comentários:

  1. Por diligência de D. João III junto da cúria romana, o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição, foi imposto em Portugal pela bula "Cum ad nihil mugis", de 23 de Maio de 1536 e só seria extinto em 1821.
    A Inquisição foi singularmente activa em Lisboa, Coimbra e Évora, com poder religioso, político, social e cultural, que institucionalizou o espírito de intolerância, particularmente anti-judaico e organizou um autêntico genocídio cultural através da censura literária.
    Quando o pesado braço da Inquisição iniciou a perseguição aos judeus portugueses, estes viram-se na necessidade de se converter ao cristianismo, adoptando os seus costumes, pelo menos na aparência.
    Como a tradição judaica, recusava o consumo da carne de porco, em virtude de esta ser considerada "impura", os nossos judeus viram-se na contingência de inventar a alheira, enchido no qual a carne de porco era substituída por uma extensa gama de carnes, que incluía galinha, peru, pato, perdiz, coelho, vitela, perdiz, os quais eram envolvidos por uma massa de pão, que lhes conferia consistência.
    A alheira é, hoje, um dos mais afamados ex-libris transmontanos. Lá diz o rifão: "A necessidade é mestra de engenho". Na verdade, as disposições regimentais do Tribunal do Santo Ofício, em contraposição com as leis e garantias do direito civil, permitiam o secretismo das testemunhas de acusação, a inviabilização da defesa do réu, a viciação do sistema de provas admissíveis e a validade da tortura, muitas vezes pelo fogo, na ratificação das confissões, ainda que estas fossem posteriormente desmentidas. Muitas vezes, as sentenças acarretavam a confiscação de bens e a morte pelo fogo.
    Foi nesse contexto repressivo, que os nossos “marranos”, temerosos de perderem os bens e a vida, criaram a saborosa alheira. É caso para dizer:
    - "Bem hajam, por isso!"
    - "Honra e glória à criatividade da comunidade judaica portuguesa!"

    In "Do Tempo da Outra Senhora" (blog)

    A saga destas alheiras é quase a saga dos seus criadores; a perseguidora não foi a Inquisição, mas que acabaram nas brasas, disso tenho a certeza !
    E se foram acompanhadas com um grelinhos e batata cozida com casca e azeite do bô, foi um verdadeiro Auto de Fé gastronómico. Convinha que a fogueira fosse alimentada com um tinto (pode ser Touriga Nacional + Franca + Tinta Roriz - 40%/40%/20%) do Douro; para descanso das Almas, remata-se com um Vinho Fino - Ruby - do triângulo Tralhariz - Ribalonga - Fiolhal - enquanto saboreamos umas amêndoas peladas de onde ? Por amor do Santíssimo! DA NOSSA TERRA.

    F Garcia
    Mirandela

    ResponderEliminar
  2. HUMMM1 Júlia me fez água na boca!Toca eu ir amanhã ao Mercado Central da Cantareira aqui em São Paulo e comprar umas alheiras pra matar a vontade! Sei que não serão como as de Dona Dina, mas também acho que não estiveram a passear em Fátima! Pudera! Essas têm que ser melhores! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Conceição Vilela escreveu: "as alheiras da minha perdição."

    ResponderEliminar
  4. Fatima Pelicano Maria escreveu: "Alheiras, deliciosas!!!"

    ResponderEliminar
  5. Vêm aí mais batatas...tratadas com carinho, cozinhadas a murro e comidas com gula...ou alheiras!!Olha:http://youtu.be/OmAWVnZfaHA
    M

    ResponderEliminar
  6. Depois de viajarem numa camioneta do Santos, depois de tal peregrinação pelos lugares santos, com direito a estadia no "Sabor Divino", estas alheiras feitas pela Dina terminaram mesmo na grelha em cima das brasas. Claro que tinham de ser divinais.

    Um bjiº
    Alexandra Cristina

    ResponderEliminar
  7. Que história, Júlia! Muito divertida e curiosa :)
    ["Ele há coisas"!]
    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  8. Está-me a crecer água na boca mas se eu for ao Continente comprar uma alheira não é como as da D.Dina decerteza.
    Dr Júlia se eu passar por Leiria ainda se arranja um cornitcho?

    Maria Augusta

    ResponderEliminar
  9. Achei imensa graça à história e aos comentários.
    Ainda sobrou alguma dessas alheiras peregrinas e com sabor divinal?
    "Ele há coisas" ! (como diz a Dra. Virgínia)

    Abraços
    R. Feliciano

    ResponderEliminar
  10. Serafim José Camilo escreveu: "Li a peregrinação das alheiras. Achei um barato ririririririri - Uma pena que essas alheiras não viessem parar na Rua maria candida 1181 na vila guilherme s. Paulo - Brasil, acompanhadas de um garrafão de vinho da taberna do Carró, ou da Urbana kkkkkkkkkk - Se alguém se abilitar o endereço está aí"

    ResponderEliminar
  11. Alheiras à antiga, bem feitas como as nossas mães sabiam, só com mão de mestra. E essas depois da perigrinação ainda ficaram melhor, não é?

    Um abraço da Maria de Querdoira

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.