domingo, 15 de abril de 2012

Cabrito Transmontano (DOP) Regulamento (CE) nº 1263/96

Cabrito Transmontano - Carne proveniente de animais da raça Serrana, que se diferencia pela qualidade organolética, designadamente a tenrura, a suculência e a palatabilidade.
A sua idade ronda os 30 a 90 dias, tendo um peso de sensivelmente 4 a 6 Kg.
O período de Comercialização é de Janeiro a Abril e de Junho a Agosto e Dezembro.
Foto de José Sobral ( Lagoaça)
Área Geográfica de Produção:

Concelhos de Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Vila Flor, Alfândega da Fé, Mogadouro, Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Valpaços e Murça. 

 O uso DOP, obriga a que a carne seja produzida de acordo com as regras estipuladas no caderno de especificações, o qual inclui, designadamente, a identificação dos animais, o saneamento e a assistência veterinária, o sistema de produção, a alimentação, as substâncias de uso interdito e as condições a observar no abate e conservação das carcaças.

Entidade Gestora da DOP: CAPRISSERRA (Cooperativa de Produtores de Cabrito da Raça Serrana, CRL) Organismo Privado de Controlo e Certificação: ANCRAS - Associação Nacional de Caprinicultores da Raça Serrana
Ver:http://www.sativa.pt/canais/article.asp?id=475&lang=1&CurrentID=456

1 comentário:

  1. Mirandela
    Cabrito à mesa de 20 restaurantes

    São vinte os restaurantes que participam no Festival Gastronómico do Cabrito Transmontano DOP, que termina domingo(HOJE), em Mirandela. Todos eles apresentam ementas diferentes, mas todas elas com o cabrito em lugar de destaque.

    O restaurante Távora propõe uma refeição com entradas compostas por pão de azeitonas, folhadinhos de carne recheados com azeitona, repolgas grelhadas e queijo de ovelha. Depois venha o Cabrito Transmontano DOP assado na brasa, seguido de doces sobremesas com bolinhos e pudim de azeite.
    Já a ementa do restaurante Adega abre com pão de azeitona, folar, alheira de Mirandela, linguiça, queijos e presunto, a par de uma apetitosa Sopa à Lavrador. Ao nível do rei da festa, a Adega apresenta o Cabrito Transmontano DOP no Forno com batata assada e grelos ou Cabrito Transmontano DOP na Brasa com batata a murro e grelos.
    A fechar, delicie-se com pudim de azeite e laranja azeitada.
    Passemos ao restaurante O Pomar, onde somos convidados a degustar folar e folhado de alheira de Mirandela antes de nos entretermos com Cabrito Transmontano DOP no Forno, acompanhado de grelos e batata a murro. Ou, se preferirmos, ou Cabrito Transmontano DOP na Brasa, acompanhado de batata cozida assada na grelha e grelos salteados.
    Por fim, espreitemos a propostas do restaurante Mourel, que reabriu num espaço totalmente renovado e com nova liderança empenhada na qualidade e inovação da cozinha tradicional.
    No que respeita ao cardápio, o Mourel sugere, a título de entradas, folar de Mirandela, tostas de azeite DOP de Mirandela, trouxas de alheira certificada de Mirandela, tábua de queijo de Cabra Transmontana. Antes do Cabrito Transmontano DOP grelhado com batata aloirada e puré de azeitona, atreva-se a provar um creme de castanha com linguiça transmontana.
    Para adocicar a boca, nada melhor do que peras embebidas em vinhos transmontanos e mel, papos de anjo de Mirandela, pudim de azeite DOP de Mirandela, cremoso à Mourel e, ainda, tarte de requeijão de cabra com compota de abóbora.
    Resta-nos desejar bom apetite!
    http://www.jornalnordeste.com/noticia.asp?idEdicao=415&id=17154&idSeccao=3710&Action=noticia

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.