quarta-feira, 4 de abril de 2012

DOURO : Oficina Vinária - Museu do Vinho







    
                                         Texto Histórico

A Oficina Vinária – Museu do Vinho encontra-se enquadrada no Núcleo Renascentista da Vila de Torre de Moncorvo. 
O espaço é composto por várias salas, com exposição relacionado com o ciclo da vinha, do plantio/cultivo da uva,  bem com o processo de fabrico de vinho e aguardente, tudo espolio da Quinta das Aveleiras.
Na sua construção foram utilizados materiais locais (possivelmente pedras das próprias torres do Castelo demolidas em 1836).  Não há indicação de data de início de laboração, mas uma prensa de gaiola e  parafuso que remonta o sec XVIII.
Com colecta nas finanças, o Lagar laborou utilizando uvas provenientes de varias quintas no termo de Torre de Moncorvo.  Sendo a produção destinado a comercialização de Vinho de Mesa e Vinho Generoso.
A Construção da Adega Cooperativa de Torre de Moncorvo foi um dos objectivos deste proprietário, dando razão à sua visão, o lagar deixa de laborar em 1965, trabalhando exclusivamente para o vinho generoso, e vinho destinado a celebração eucarística.
Mais tarde a Adega é alugada para armazém, enquanto o Lagar foi definitivamente encerrado.  Na década de 80, mantendo os traços originais a Adega é transformada e explorada, como restaurante.
Com a expansão do Turismo em Espaço Rural na Quinta das Aveleiras, em 1999 o Lagar transforma-se num Núcleo Museológico, e mais tarde em Museu do Vinho com o seu espólio já devidamente documentado. Apresenta eventos próprios e aposta na divulgação dos produtos da Quinta, alem de destacar a olaria através do seu forno, bem como um apontamento relacionado com o azeite.  
Considerando a área destinada a Exposição temporária, a mesma encontra-se disponível a solicitações para eventos do exterior.


 Temático do Espaço

A temática abordada neste espaço, é a vinha e o vinho, todas das peças foram em tempos manuseados por alguém, que trabalhou na Quinta das Aveleiras.  Sendo elas de cariz etnográfico, proporciona ao visitante uma passagem pelo quotidiano de um ano agrícola no Douro Superior, repartido por tarefas a desempenhar e locais.  A simbiose do vinho e aguardente e a produção de azeite invocam outras épocas mas é um reflexo do mundo rural.

 Texto Informativo

Nome  :  Oficina Vinária  -  Museu do Vinho
Morada  :  Quinta das Aveleiras, Apartado 37, 5160-909, Torre de Moncorvo
Telefone/Fax  :  279 25 22 85
Email:  museu@qave.pt
Site:  www.quintadasaveleiras.pt
Localização:  Travessa das Amoreiras, Nº 10, 5160, Torre de Moncorvo
Horário :      Terça a Domingo
10h30 – 12h00,  15h00 – 19h00
Entrada : 1,00 Euro          Prova de Vinho :  2,50 Euro (com marcação)

Fotos: Arquivo Farrapos de Memória.
Nota: Para abrir a página(ampliar as fotos), clique no lado direito do rato ;abrem as instruções, e depois clique em abrir hiperligação.

1 comentário:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.