sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Barca D'Alva - Rio Douro















Fotos cedidas pelo museu de Escalhão.
Foto da esquerda:inauguração da ponte sobre o rio Douro em  Barca D'Alva -  18 de junho de 1955.


Reedição de posts desde o início do blogue

1 comentário:

  1. Barca d’Alva
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Barca d’Alva é um lugar pertencente à freguesia de Escalhão, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, situada no Norte do distrito da Guarda, e inserida no Parque Natural do Douro Internacional. Junto à aldeia situa-se a fronteira com Espanha, aqui definida pelo curso dos rios Águeda e Douro.
    Em 1887, Barca d'Alva foi palco da conclusão da Linha do Douro, que na Ponte do Águeda atinge o seu 200º e final quilómetro. Com a ligação feita à estação de Boadilla através de La Fregeneda, a Linha do Douro transformou-se numa linha internacional, sendo a ligação mais directa entre o Porto e o resto da Europa.
    Estação fronteiriça, Barca d'Alva possuia, além dos equipamentos normais de uma estação de grande importância e terminal como cocheiras e placa giratória, os postos aduaneiros, posto da Guarda Fiscal, e um hotel.
    Porém, em 1985, o troço Boadilla-Fregeneda-Fronteira do Águeda foi encerrado. Barca d'Alva e o Douro perdiam a sua ligação internacional, e em 1988 era a vez do último comboio apitar em Barca d'Alva, com o encerramento do troço Pocinho-Barca d'Alva. Actualmente, todo o conjunto da estação está abandonado.

    Com a elevação do troço espanhol a Património de Interesse Público, e apontamento de verbas para a sua reabertura, o projecto de uma ciclovia entre o Pocinho e Barca d'Alva pelo leito de via da Linha do Douro ficou em xeque. Mais ainda, quando uma coligação de autarquias formalizou a sua vontade em reabrir ao tráfego ferroviário este troço, reatando-se assim passados mais de 20 anos as ligações internacionais de e para o Porto, via Linha do Douro. Nada foi entretanto decidido.

    Barca d'Alva é também dotada de cais fluvial, assinalando o limite de navegabilidade do Douro, que começa na sua foz no Porto.

    Barca d'Alva é ainda o último local onde é possível atravessar o Douro de e para território português, através da ponte rodoviária Almirante Sarmento Rodrigues.
    Barca d'Alva é uma zona bastante rica no que concerne as actividades agrícolas.
    No que respeita a agricultura, as culturas com maior peso são os olivais, vinhas e amendoais. São dos terrenos em redor de Barca d'Alva que saem os melhores azeites, azeitona de conserva, vinho de consumo, vinho do porto, moscatel de Favaios e amêndoas doces para diversos produtos de doçaria.
    Existem ainda junto as orlas do Rio Douro alguns laranjais, de onde provêem excelentes laranjas com características orgaolépticas excepcionais
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Barca_d%E2%80%99Alva

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.