quarta-feira, 9 de maio de 2012

Carne Mirandesa (DOP)

Taberna do Carró - Moncorvo
A Carne Mirandesa (DOP) é um produto da região Porte e Norte, mais precisamente dos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso e Vinhais.
Produzida em pastagens naturais (lameiros) do nordeste transmontano, numa região que se situa acima dos 500 metros de altitude, a raça mirandesa difere de qualquer outra carne de bovino. As características genéticas que possui, associadas à alimentação natural dos animais, resultam em qualidades organolépticas únicas.
Saborosa, tenra e suculenta, esta carne é muito utilizada na cozinha tradicional da região, destacando-se a receita de Posta à Mirandesa. O modo de confecção consiste simplesmente em grelhar a carne na brasa, temperada com sal (de preferência integral), realçando assim o seu excelente sabor. Como acompanhamento, a batata cozida com casca e uma salada são boas opções. Vitela Assada no Forno, Bifes à Alto Douro e Vitela Entronchada à Transmontana são outros exemplos de pratos populares que incluem a carne de bovinos mirandeses.
A carne é comercializada em duas categorias: vitela e novilho. A vitela é proveniente de animais com idade compreendida entre os seis e os oito meses de idade, que permanecem com a mãe durante esse período. Já a carne de novilho provém de animais abatidos após o desmame, com idade entre os dez e os 18 meses.

Fonte:

2 comentários:

  1. Fiquei augadinha.
    Já estou a babar o teclado todo!
    Deêm lá um bocado ao infeliz que apanhava porrada da mãe. Para o consolar. Um naco desta carne e três copos de vinho é remédio santo.
    E aqueles gravanços estão mesmo a pedir dente. O tomate é que me faz desconfiar um bocadito. Ainda é cedo para os bons e sucolentos da ribeira.
    Estivesse eu mais perto, metia-me ao caminho e só parava no Carró.

    ResponderEliminar
  2. Ó Zumirinha, para a outra vez não bebas o tinto antes de escrever: suculentos e não sucolentos, filha.
    Mas nesta altura ainda não são nem uma coisa nem a outra. Esperemos.
    Hoje passei pela feira e não faltava gente a comprar tomateiras para plantar. Dos tais suculentos. E cebolo e outros mimos.
    Mas a feira de Maio já nem parece a mesma. Faltam os tipos das carradas com os seus altifalantes: "Não paga 20, não paga 15, nem paga 10. Por 5 leva uma toalha, uma pano para a louça..." Falta gente, falta povo, falta gado.
    E agora, comprar feitas, vamos ao Carró aconchegar o estômago.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.