sexta-feira, 11 de maio de 2012

Silhades - Felgar - 1996














Fotografias cedidas por António Manuel Teixeira.
Nota: Para abrir a página(ampliar as fotos), clique no lado direito do rato ;abrem as instruções, e depois clique em abrir hiperligação.

3 comentários:

  1. Louceiros e " malteses" ! E viva o descanso! No canto inferior esquerdo o Tó Manel. A concorrer com seu sorriso e com o meu relógio de pulso é mais bonito que o teu.o maltês. do Carvalhal e do meio, "desconfiado", e para que não lhe tirem o seu tic tac tic tac,lá o vai escondendo. Três sorrisos francos. O do meu primo Toninho Camilo é mais rico e proprietário pois que a seu lado tem a filhota, com bela trancinha morena! Agora que está lá para Leiria se ler estas letras dirá: Oh primo já reparaste como o meu pai estava todo "ancho", com ar sério e feliz de pai babado.E como se chama o do meio? Não me lembro mas pelos ares que nos empresta deve ser bom rapaz!E a pequena ainda te lembras? Estamos a ficar velhotes e a memória já não responde num ápice. Pensa um pouco..pois queres a cabeça só para pesar nos ombros, seu cabeçudo.E quem serão aqueles que estão a despedir-se da corriça do ti António Carrasqueira e da última casa do Barqueiro, com bom soalho e sala ampla onde a Tia Argentina e o Ti rabeca compunham as redes e deitavam contas à vida de barqueiros!Além de cabeçudo estão a ficar com vista cansada.è com se fosse dia de nevoeiro cerrado. Não enxergo nada á frente do nariz.Mas pelo colorido de suas roupas,e com vizinha santeira,à S. Lourenço, deverão ser todos boa gente e bons cristãos. E foliões pois até um poste de bandeirolas plantaram no terreiro com pedrinhas de xisto à mistura. No canto superior direito,e se estiver a mentir,obriguem a dar cem voltas de joelhos à capela se S. Lourenço que é para aprenderes a não mentires.Sim no canto direito, se não era padre a valer quase apostava que era o Tó Manel,homem de saias valente com jeito para prédicas campesinas e de despedida. Os do canto superior esquerdo não os trato pelo nome, por serem muitos e porque não querem mostrar seus bilhetes de identidade. Não faz mal todos eles se conhecem, e para além da devoção certamente que se quiseram divertir e associar para imagens do futuro. E depois seus netos e bisnetos dirão: já vistes que os do Felgar até se foram despedir da capela e fizeram a festa ao S. Lourenço antes que os Lisboetas comandados pelo Mexia e agora também pelos chineses das Três Gargantas Fundas afoguem aquelas pedras,memórias, oliveiras e o próprio Santo. Já não respeito nenhum pela natureza.Paradoxo dos paradoxos até os comunistas chineses mandam nos capitalistas portugueses.Que raio de mundo anda tudo de pantalhas.Se o ti Rabeca ainda cá estivesse era bem capaz de lhes dizer: ide lá para a vossa Terra que em Silhades e no S. Lourenço manda o último Barqueiro. E se quiserdes comer peixes ide molhar o c....

    ResponderEliminar
  2. A priminha da trancinha é a Daniela..E já lá vão quase 16 anos. Não leves a mal por ter escrito de sopetão, com erros à mistura. Diz -nos lá se leres este comentário quem é o bom " maltês" que se mostra na fotografia com o teu pai e com o António Manuel Teixeira.
    Mais te peço, se não é pedir muito,que coloques aqui alguns dos nomes dos felgarenses que se associaram a fazer a festa ao S. Lourenço.E o padre era a valer ou foi arranjado à pressa. Sabes? Ando um pouco arredado do Felgar,vai para 30 anos ,e algo cansado e vista gasta, já não conheço a malta nova. Se me perguntares pelos nomes das fontes,regatos,locais e delimitações das " Voltas dos Gados",sob a responsabilidade da extinta " Comissão de Proprietários", talvez ainda saiba dar conta de nomes e outras estórias. Já agora não te esqueças de,acabada a " Festa da Queima das Fitas" em Leiria, de agradeceres ao teu pai o esforço que ele tem feito por ti e por teu irmão.Oxalá que tu e a malta nova e os velhotes do Felgar possam continuar a dizer: foi bom ter nascido no Felgar por ser terra de boa gente e de coragem.E que o nosso país encontre caminhos escorreitos para que acabados os estudos possam trabalhar na nossa terra e não serem obrigados como teu avô e tantos outros tiveram que procurar melhor sustento para eles e para os seus por terras das quais nem sequer sabiam escrever seus nomes. Um Abraço para todos e se for preciso, aqueles que fizeram a Festa do S. Lourenço e mais alguns, com o apoio do Presidente Aires Ferreira e do padre a valer talvez tenhamos coragem e força para construir uma nova capela ao S. Lourenço. Olha que ali perto da Roferta talvez não ficasse mal..Com água e luz que os da EDP,são tão generosos,que quase acredito que ainda vão electrificar o adro e capela! Seria uma forma de contrapartidas pelas oliveiras, amendoais e outras riquezas em terras e memórias que nos levam de vez.Não digas que não! E os da Junta que pensam disso? E os outros tem ideias ou não? Se estiverem adormecidos talvez acordemos com os foguetes do arraial.. Vamos pensar e aprender com os da Parada e os de Alfândega! Eles não ficaram quietos e pelo que tenho lido vão continuar a ter Santo Antão e capela nova. Nós se não fizermos finca pé ou se nos calarmos nem São Lourenço... A Barca já se sabe já se foi..

    Artur Salgado

    ResponderEliminar
  3. "no canto direito, se não era padre a valer quase apostava que ..."
    Não apostes. Era o padre Vicente.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.