sexta-feira, 25 de maio de 2012

Trás-os-Montes na FNAC

Meus caros
Um ano depois de terminado, o romance - Trás-os-Montes será apresentado na FNAC-Chiado, este sábado às 17h.
A apresentação ficará a cargo da Prof. Anabela Mendes e do José Mário Silva.
Haverá um grupo de gaiteiros e gaiteiras, que tocarão músicas tradicionais transmontanas.
Algures na sala estarei eu, como autor, disponível para perguntas e reclamações.
Quem não puder estar presente e quiser muito adquirir o livro, pode fazê-lo com desconto, directamente na editora, através deste endereço:
Até lá.
 Tiago Patrício
http://cartasdepraga.wordpress.com/
http://www.gradiva.pt/?q=C/BOOKSSHOW/6993
Ver:
http://lelodemoncorvo.blogspot.pt/2011/11/tiago-patricio-vence-premio-revelacao.html
http://lelodemoncorvo.blogspot.pt/2012/05/tras-os-montes-de-tiago-patricio.html

1 comentário:

  1. Trás-os-Montes” deTiago Patrício eleito Prémio Literário Revelação Agustina-Bessa Luís 2011 comlançamento marcado para o próximo dia 26 de Maio em Lisboa... já disponível na Traga-Mundos, em Vila Real!

    "EmTrás-os-Montes «vivem» quatro crianças, no coração de uma aldeia com duasigrejas, dois cemitérios, duas estações ferroviárias e um comboio a vapor quefaz a sua última viagem. Numa zona de fronteira situam-se as hortas, asdevesas, os lameiros e os palheiros onde o gado passa a noite. As crianças, comdemasiado tempo livre depois das aulas, ficam na rua até ao anoitecer e assombras ocupam-lhes os pensamentos. Nessa altura, as distracções dos adultostomam a forma de desejos perigosos. É então que podem ser tentadas aultrapassar a imitação e pretender consumar actos de adulto, como conduzir umautomóvel, fumar um cigarro, aceder à literatura para adultos, atear umincêndio ou realizar um funeral. De leitura apaixonante, este é um romancesurpreendente que conjuga de forma magistral a ruralidade, os anseios íntimos eaquilo que de universal existe na alma humana. Uma verdadeira granderevelação."



    «Com oromance Trás-os-Montes, um farmacêutico de 32 anos, Tiago Manuel RibeiroPatrício, sagra-se como o terceiro vencedor do Prémio Literário RevelaçãoAgustina Bessa-Luís, por unanimidade do Júri, presidido pelo escritor eensaísta Vasco Graça Moura. O Prémio foi instituído, pela primeira vez, em2008, pela Estoril Sol, no quadro das comemorações do cinquentenário daEmpresa.
    Desta vez, o Júri, ao eleger o romance Trás-os-Montes, tomou emconsideração “as qualidades de escrita reportadas à dureza de um universoinfantil numa aldeia de Trás-os-Montes e à maneira como o estilo narrativoencontra uma sugestiva economia na expressão e comportamentos das personagens“.»


    O autor, Tiago Manuel Ribeiro Patrício, nasceu no Funchal, em Janeiro de 1979,mas passou toda a infância e adolescência em Trás-os-Montes. “Durante ainfância em Trás-os-Montes, eu era o único que tinha andado de avião, que tinhavisto o mar e que tinha nascido fora daqueles 30 Km2 em redor da aldeia.Acho que desenvolvi uma certa obsessão pelo Funchal e pela ilha da Madeira, e,por vezes, usava isso como ponto de fuga e dizia: “Eu nem sequer soudaqui, o meu lugar é numa cidade grande no meio do mar e não aqui no meio dosmontes”. Mas apesar de rodeado de terra, Trás-os-Montes foi e é ainda umconjunto de ilhas isoladas”.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.