sábado, 16 de junho de 2012

Solstício do Marão

Com caminhada na antiga via romana Brigantia/Portucale

Na madrugada de sábado, 23 de Junho, a Serra do Marão volta de ser visitada pelos amantes da natureza oriundos das mais diversas partes do país, unidos pela crença nos rituais do sol, da purificação da água e das virtudes das plantas medicinais. Um número cada vez maior de pessoas reúne-se, ano após ano, para celebrar o Solstício de Verão. No maior dia do ano, cerca das 4 horas da manhã, o grupo de participantes sobe à Serra do Marão para saudar o nascer do Sol, depois do ritual de purificação da água e das plantas recolhidas no percurso a que se segue um pequeno-almoço revigorante por volta das 7h30 da manhã, com a participação do Grupo Coral de Vila Real.
No dia anterior, o programa do Solstício do Verão inclui uma caminhada na antiga via romana Brigantia/Portucale, visita à emblemática igreja de S. Tiago de Mondrões e um jantar típico retemperador de energias. O destaque vai para a ilustre presença do Pe. Fontes que realizará para todos os presentes a Queimada do Solstício.
Como explica a organização, «o Solstício de Verão é um tempo esplendoroso, ligado ao sol e à terra, à abundância e ao prazer, à fertilidade e à celebração da vida através da sacralização da matriz natural da paisagem, das águas dos rios, das fontes, das plantas, dos homens e de todo o sistema cósmico.» A avaliar pela experiência mística e pela adesão cada vez maior de participantes, a iniciativa da AETUR - Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes, com o apoio da Turismo do Douro, Município de Santa Marta de Penaguião, Junta de Freguesia da Cumieira, Cenários d’Ouro e Longomai, é já uma referência no calendário cultural e turístico do Douro.
PROGRAMA SEXTA-FEIRA, 22 de Junho 19h00 - Descida a pé de um troço da antiga via romana Brigantia/Portucale e estalagem associada, a partir do cruzamento de Arrabães, até à igreja de S. Tiago de Mondrões com interpretação de elementos simbólicos que a integram (estilos arquitectónicos, pia baptismal, elementos escultórios da fachada e interior, pinturas e ordenação do espaço). No caminho serão interpretados elementos da paisagem, condutas e algumas plantas do Solstício. 20h30 – Jantar e Queimada do Solstício – Promovida pelo Padre Fontes (Quinta da Cumieira – Cumieira)
SÁBADO, 23 de Junho 04h00 – Recolha de água em 7 fontes 04h45 – Partida para a Srª da Serra - Alto do Marão 05h30 – ritual de preparação das águas e plantas 05h48 – Saudação do Sol | A Purificação das Plantas e das Águas | Participação do Grupo “Coral de Vila Real”07h30 – Pequeno-almoço no local 09h30 – Regresso a Vila Real Preços: Jantar – 15 euros | Pequeno-almoço – 7,5 euros
Inscrições: Cenários D’Ouro: tel: 259 338 135/6| E-mail: cenarios@cenarios.pt
Fonte:http://www.tribunadouro.com/artigo/2138
 Nota: Para abrir a página(ampliar o cartaz), clique no lado direito do rato ;abrem as instruções, e depois clique em abrir hiperligação

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.