quarta-feira, 18 de julho de 2012

67 minutos ,por Júlia Ribeiro

Nelson Mandela - 1937
A África do Sul e o Mundo inteiro celebram hoje os 94 anos do único santo vivo na Terra: Nelson Mandela.
Às oito horas da manhã, 20 milhões de pessoas em todo o mundo e 12,5 milhões de crianças e jovens de África do Sul – em uníssono - lhe cantaram os parabéns.
E porquê? Mandela é o seu herói. O grande lutador anti-apartheid. Condenado em 1962 por um tribunal racista a prisão perpétua, passou 27 anos preso, humilhado e torturado. Longos anos sem uma carta, sem uma visita. Sem uma fala. Dois filhos lhe morreram e não lhe foi permitido ir aos seus funerais. Uma filha se casou e não lhe foi permitido dar o braço à noiva.
Quando o presidente Frederik de Klerk, por pressões internacionais e receando cada vez mais tumultos, confrontos e até massacres, em 1990 mandou libertar Mandela, viu-se aí a grandeza do Homem e a humildade do Mártir. Nele não existia ódio nem sede de vingança.
Eu vi na televisão, em directo, a saída de Nelson Mandela da prisão e a multidão eufórica aclamando-o: negros e brancos.
As palavras dele foram (cito de cor) :
   “Pegai nas vossas armas, também nas vossas facas e catanas, e atirai-as ao mar. Agora é tempo de paz, de reconciliação e de
reconstrução”. No dia em que foi eleito Presidente da África do Sul, em 1994, no seu discurso pronunciou as seguintes palavras:
“During my lifetime I have dedicated myself to the struggle of the African people. I have fought against white domination, and I have fought against black domination. I have cherished the ideal of a democratic and free society in which all persons live together in harmony and with equal opportunities. It is an ideal which I hope to live for and to achieve. But if needs be, it is an ideal for which I am prepared to die."
(Tradução ao correr da pena: “Durante toda a minha vida dediquei-me à luta do povo africano. Lutei contra o domínio branco e lutei contra o domínio negro. Acarinhei o ideal de uma sociedade livre e democrática na qual todas as pessoas possam viver juntas em harmonia e com igualdade de oportunidades. É um ideal para o qual espero viver e que espero alcançar. Mas se  necessário for, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer”).
Cumpriu o seu mandato e muito mudou na África do Sul, a começar pelas mentalidades. (Não todas como é óbvio). Não quis recandidatar-se. O apartheid pertencia ao passado; a democracia estava no bom caminho. Era necessário dar lugar aos mais jovens.
Milhares e milhares de páginas se escreveram já sobre Mandela e muitas mais se escreverão. Vou apenas falar-vos dos 67 minutos que o Santo Mandela nos pede retiremos das nossas atarefadas vidas para fazermos algo pelas crianças, pelos idosos e por todos aqueles que precisam da nossa ajuda. Estes 67 minutos representam os seus 67 anos de luta pela justiça social e pela paz.

Júlia Ribeiro

6 comentários:

  1. Grande homem e se não é santo anda lá perto.
    Vou cumprir os meus 67 minutos.

    Uma leitora deste blogue

    ResponderEliminar
  2. Visitem os lares e conversem com os idosos.Eles estão carentes de convivio.Mais de que falar escutem o que eles dizem.Os 67 minutos não são nada.
    Vou tentar,amanhã vou ao Larinho.

    ResponderEliminar
  3. Sabia que Nelson Mandela é um grande homem e um exemplo para todos nós de todas as raças e cores. Mas este texto também é muito bom.

    Telmo Matias

    ResponderEliminar
  4. Gostei de saber. Também quero cumprir os meus 67 minutos ou mais alguns.

    Muito obrigado
    M.Sá Dias

    ResponderEliminar
  5. Olá, Blogueiros e Amigos:

    De facto, Mandela foi, e continua a ser, um Homem espamtoso !
    Obrigada pela vossa leitura e pelos vossos comentários.

    Um abraço
    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar
  6. Minha querida Julinha!
    Não podia deixar de comentar este texto/homenagem ao grande Homem que foi,é e vai continuar e ser Nelson Mandela!
    Falar deste Homem é ,sem dúvida,falar da nobreza de sentimentos de "Alguém"que ao longo de 67 anos lutou pela igualdade e dignidade dos fracos e oprimidos.
    De tantas e tão belas frases proferidas ao longo da sua vida atrevo-me a citar esta que tanto me enternece:
    "Sonho com o dia em que todas as pessoas levantar-se -ão e compreenderão
    que foram feitos para viverem como irmãos".
    Lamentálvelmente nem sempre isso acontece...
    Com um beijo de amizade da sua amiga.
    Irene

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.