sexta-feira, 20 de julho de 2012

Auto-Estrada Transmontana adiada para 2013

Conclusão da Auto-Estrada Transmontana adiada para 2013
A Auto-Estrada Transmontana conta com mais 20 quilómetros da nova via, após a abertura dos troços entre o Nó de Justes e Nó do Pópulo, no distrito de Vila Real, e entre o Nó de Mirandela Norte e o Nó do Romeu, no distrito de Bragança.
A conclusão da obra, contudo, está oficialmente adiada para 2013, segundo informação disponibilizada pelas ...Estradas de Portugal (EP).
A abertura dos novos troços ocorre a dois meses de expirar o prazo inicial previsto para a conclusão da Auto-Estrada Transmontana, que ligará Vila Real a Bragança e que deveria estar pronta em Setembro, em toda a extensão de 133 quilómetros.
Os últimos 25 quilómetros só serão concluídos “durante o primeiro trimestre de 2013”, segundo informou hoje a EP, o que adia em meio ano a conclusão total da obra, de acordo com as datas apontadas no contrato de concessão ao consórcio Auto-Estradas XXI, liderado pela Soares da Costa e adjudicado em 2008.


Esta parceria público privada, com um custo de construção de 510 milhões, corresponde em 80 por cento à duplicação do IP4 e, embora seja denominada Auto-estrada Transmontana, equivalerá à continuação da A4 que já liga o Porto a Amarante e que inclui uma segunda concessão, a Auto-estrada do Marão, entre Amarante e Vila Real.
Esta obra adjudicada ao consórcio liderado pela Somague, de que faz parte o túnel do Marão, está suspensa há um ano por dificuldades de financiamento.
“Não houve ainda alterações ao contrato
e os troços que vão abrindo ao tráfego não são portajados”, esclarece concessionária
Mais para o interior, a Transmontana tem sido afectada também pelas dificuldades nacionais de financiamento que ditaram a falência de um subempreiteiro e o abrandamento dos trabalhos nalgumas frentes.
O contrato de concessão da Auto-estrada Transmontana prevê portagens apenas em dois pequenos troços, as variantes de Bragança e Vila Real, que ficam com o actual IP4 como alternativa.
A concessionária já esclareceu que não houve ainda alterações ao contrato e os troços que vão abrindo ao tráfego não são portajados.

Jornal Nordeste, 2012-07-18

1 comentário:

  1. É sempre assim, nós os transmontanso ficamos sempre para ultimo, mas desta vez o Governo até tem razão em adiar a conclusão da Auto-Estrada Transmontana, para começar (no meu entender) não havia necessidade nenhuma de se fazer esta obra, bastava o alargamento num ou noutro troço da IP4, (esta região esta a ficar deserta meus amigos) mas todos os Autarcas da Região puseram-se em Bicos de Pé a reclamar a dita Auto-Estrada, e usaram um argumento de peso, que foi este, a unica região do País que não tem Auto-Estrada, e o governo com um argumento deste (este tambem teve culpa) não podia ficar indiferente e mandou fazer a dita Auto-Estrada Transmontana, até 2013 nós os Transmontanos e aqueles que nos visitam não pagamos portagem nenhuma (outra estupidez do Governo taxar quem circula por essas estrads, mas isso é outra conversa) os Autarcas da região desta vez podem andar em bicos de pé e afirmarem ao PAÍS que a região transmontana é a unica que não paga portagem, (para o ano há eleiçoes e com este argumento de peso vamos ter por mais uns anos esse presidentes que em tempos se puseram em bicos de pé a reclamar a Auto-Estrada Transmontana e agora felicitam-se por não pagar, mas deixa passar o ano 2013 e depois quem vier por tras que feche a porta, tambem penso outra coisa, com cortes deste que se está a passar neste País quem quer fazer carreira politica? eu sei responder, mas a resposta fica comigo, se fores esperto e Prespicares saberas a resposta

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.