sexta-feira, 27 de julho de 2012

Diário de Rentes de Carvalho vence prémio da APE

por Maria João Caetano

J. Rentes de Carvalho em Mogadouro, a terra onde viveu na infância
J. Rentes de Carvalho em Mogadouro, a terra onde viveu na infância Fotografia © Leonel de Castro/ Arquivo Global Imagens


'Tempo Contado', o livro de J. Rentes de Carvalho, é o vencedor do Grande Prémio de Literatura Biográfica 2010/2011 atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE).
Tempo Contado', editado pela Quetzal, é, palavras do júri, "um diário fascinante" que "matiza o relato factual com a mestria estilística da melhor ficção do autor de 'Ernestina' ou de 'A Amante Holandesa'". O diário refere-se aos anos de 1994 e 1995. Tempo Contado é também o nome do blogue que o escritor manteve durante seis anos e que encerrou há alguns dias: "Preciso de tempo, e o dia, só para privilegiados como Napoleão se desdobra em quarenta e oito horas".
Rentes de Carvalho nasceu de 1930, em Vila Nova de Gaia mas vive desde 1956 em Amesterdão. O comunicado da APE explica que "a sua extensa obra ficcional e cronista tem sido publicada na Holanda, e recebida com grande reconhecimento quer por parte da crítica, quer por parte dos leitores em geral".
Dotado com 5 mil euros, este prémio bienal já foi atribuído, em edições anteriores, a Maria Teresa Saavedra, Eduardo Prado Coelho, Norberto Cunha, Cristóvão Aguiar, João Bigotte Chorão e A. Campos Matos.
O livro de Rentes de Carvalho foi seleccionado entre 50 obras admitidas a concurso no domínio da biografia e autobiografia, memórias e diários.
http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=2688519&seccao=Livros

1 comentário:

  1. Prémio atribuído por unanimidade e bem merecido.
    Um grande, talvez o melhor escritor português (transmontano) da actualidade.

    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.