sábado, 28 de julho de 2012

EDP ajuda a criar 38 novas empresas no Baixo Sabor

Bragança 27 jul (Lusa) -- A segunda edição do Prémio EDP Empreendedor Sustentável contribuiu para a criação de 38 novas empresas nos cinco concelhos transmontanos abrangidos pela barragem em construção no Baixo Sabor, divulgou hoje a empresa.
Os projetos são liderados por 42 empreendedores que apostam em pequenos negócios de valorização dos recursos regionais, sobretudo nas áreas agrícola e turística.
Este prémio é uma medida associada à construção de novas barragens lançada pela elétrica nacional, que vai financiar com mais de um milhão de euros, nos próximos anos, a criação de novos negócios e empregos em torno das hidroelétricas.
Foto A.F.F.M.

1 comentário:

  1. Picote, Bragança, 27 jul (Lusa) -- Onze empresários transmontanos foram hoje contemplados com um apoio monetário entre dois e dez mil euros para novos negócios, distinguidos pelo Prémio EDP Empreendedor Sustentável 2012.

    Uma das premiadas, na cerimónia que decorreu na pousada da EDP, em Picote, no Nordeste Transmontano, foi a empresa "Manjares do Sabor", que vai confecionar e colocar no mercado refeições típicas transmontanas congeladas e ultra refrigeradas.

    O mercado nacional, mas também o espanhol, são o destino de outro projeto vencedor, o mirandês Cachicos - Pedacinhos de Frutas de Terras de Miranda do Douro, dedicado à desidratação de frutas e legumes para "snacks", através de "vending machines".

    A produção de cogumelos é outra das áreas de negócios premiadas, com a AgriAlves a apostar na cultura e transformação de cogumelos selvagens em estufa e inoculação em florestas e a complementar a atividade com a produção de ervas aromáticas e medicinais.

    As ervas aromáticas e medicinais em modo biológico e prestação de serviços técnicos são a aposta de outra vencedora, a companhia das Ervas- Touchflowers, Lda.

    O turismo rural e de natureza foram também distinguidos nas propostas das Casas do Bairinho, casas de aldeia recuperadas para fins turísticos, do ecoturimo da Quinta da Serrinha, o alojamento e atividades da Cardal- Bio Turismo e o mote do azeite que a Quinta do Gandarem propõe com turismo no espaço rural sob a temática do Oleoturismo.

    O Prémio EDP distinguiu ainda a Helinorde, que aposta na produção, reprodução e transformação de caracóis, a Resiserv, com recolha, triagem e reciclagem de resíduos de construção e demolição, e os serviços de animação turística da Nordeste Vivo.

    Dois dos vencedores receberam o valor mais alto e os restantes dois mil euros e todos beneficiaram de serviços de consultoria e apoio técnico nos últimos meses para criarem os novos negócios e empregos nos concelhos da barragem do Baixo Sabor, nomeadamente Torre de Moncorvo, Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé e Mogadouro.

    Os projetos dos premiados destacaram-se como os melhores entre as 38 novas empresas criadas em Trás-os-Montes no âmbito desta medida da EDP, que visa criar condições para manter a dinâmica económica na região para além da conclusão da barragem, prevista para 2013.

    O Prémio EDP Empreendedor Sustentável visa estimular o aparecimento de novos projetos que contribuam para o desenvolvimento económico e social, proporcionado acompanhamento técnico aos promotores interessados e distinguindo os melhores projetos com apoio monetário.

    A empresa anunciou que vai investir mais de um milhão de euros nesta medida nos próximos anos e manter o prémio por mais algumas edições depois de concluída a barragem.

    O Baixo Sabor foi o primeiro a beneficiar, em 2010, deste prémio, entretanto alargado também aos concelhos da Barragem do Tua, onde decorre ainda a primeira edição do mesmo.

    HFI.

    Lusa/fim

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.