sexta-feira, 13 de julho de 2012

"A Hora da Liberdade - O 25 de Abril, pelos protagonistas" de Joana Pontes, Rodrigo de Sousa e Castro e Aniceto Afonso

Um documento único que, pela primeira vez, reúne inúmeros protagonistas do 25 de Abril, para um relato dos acontecimentos na primeira pessoa.
 Sobre a obra:
Para comemorar, em 1999, os 25 anos do 25 de Abril de 1974, a SIC produziu e transmitiu um filme evocativo dos diversos passos do golpe militar que repôs a democracia em Portugal. Para o efeito, fizeram-se inúmeras entrevistas aos protagonistas para tentar compreender, quase minuto a minuto, a evolução dos acontecimentos. Das entrevistas que fundamentaram esse trabalho nasceu este livro, que nos revela, pela voz dos protagonistas, como nasceu, se afirmou, organizou e decorreu a «Revolução dos Cravos». Um trabalho notável e um tributo único a todos os que contribuíram para este acontecimento que devolveu a liberdade a Portugal. 
Um testemunho histórico imperdível.

                                    Os Autores

 
Aniceto Henrique Afonso: nascido em 1942 em Vinhais; em 1963 completou o curso de Artilharia na Academia Militar e em 1969-71 cumpriu comissão de serviço em Angola.
Na 2ª semana de Set 73 foi colocado na Chefia de Reconhecimento de Transmissões (CHERET) do Quartel General da Região Militar de Moçambique em Nampula. [...]
Em 1980 obteve em Lisboa a licenciatura em História pela Faculdade de Letras; em 1982-85 professor de "História Militar" na Academia Militar, desde 1985 Tenente-Coronel na reserva, em 1990 concluiu na citada Faculdade, o mestrado em História Contemporânea de Portugal; em 1993 foi nomeado director do Arquivo Histórico-Militar; e desde 1998 é membro da Comissão Portuguesa de História Militar.
Em 2007, cessou funções de director do Arquivo Histórico Militar; e em 16Jul2009 foi promovido ao posto de coronel, com a antiguidade de 1 de Julho de 1990


Joana Pontes nasceu em 1960.Licenciou-se em Psicologia Social e estudou Cinema.Tem-se dedicado à escrita e realização de documentários , dos quais se destacam,entre outros, "As Horas do Douro" e " Portugal, um Retrato Social", ambos em co-autoria com António Barreto, e " A Hora da Liberdade", em co-autoria com Rodrigo de Sousa e Castro, no argumento.Actualmente, é doutoranda em História Contemporânea.

Rodrigo de Sousa e Castro, coronel de Artilharia reformado, integrou a Comissão Coordenadora do Movimento dos Capitães, na clandestinidade, em 1973. Participou na elaboração do documento " O Movimento, as Forças Armadas e a Nação",bem como na organização e desencadeamento da operação militar de 25 de Abril de 1974. Em Março de 1975, foi nomeado para o Conselho da Revolução e, durante o Verão desse ano, integrou também o " Grupo dos Nove". No Conselho da Revolução, assumiu as funções de superintendente  para a extinção da PIDE/DGS e Legião Portuguesa. Foi agraciado, em 1985, com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade. É o autor de " Capitão de Abril, Capitão de Novembro".

1 comentário:

  1. Tenho de ler a obra que presumo ser notável.
    Parabéns aos autores.

    Júlia Guarda Ribeiro

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.