sexta-feira, 27 de julho de 2012

RIO SABOR - 2º Festival

  Única aldeia piscatória de Trás-os-Montes recebeu 2º Festival das Migas e do Peixe do Rio
De 19 a 22 de Julho decorreu a segunda edição do Festival das Migas e do Peixe do Rio, na Praia Fluvial da Foz do Sabor.
Durante o festival foram servidas mais de 2000 refeições nos dois restaurantes instalados no recinto e no barco atracado no cais, não sendo contabilizadas as refeições servidas nos tradicionais restaurantes da Foz do Sabor.
Além da apreciação dos diversos pratos elaborados com peixes do rio como o tradicional peixe frito, peixe assado, migas de peixe, sopa de peixe, os visitantes tinham ainda à disposição um variado leque de actividades que se desenrolavam no local, como passeios de barco, bicicleta e gaivotas. Não faltou a animação musical com a presença de Quim Barreiros, no Sábado, que levou ao espaço de lazer e convívio da Foz do Sabor a presença de perto de 3000 espectadores. Subiu também ao palco o Padre Victor, Galos Serranos, Grupo de Fados “Corvos Reais”, David Caetano e José Alberto e sua Banda. Inserido nesta iniciativa estava ainda um concurso de pesca que se realizou dia 21 de Julho, Sábado, no bico da ribeira, com 60 participantes.
Apostar no desafio de melhor gerir o património natural e cultural, como forma de potenciar o desenvolvimento sustentável. Inovar, integrando os principais actores e população local em projectos que promovam o território nas suas principais valências e aptidões. As pessoas, a biodiversidade e a paisagem que caracterizam esta região e de que a Foz do Sabor é um verdadeiro cartão-de-visita (paradigmático), são hoje valores que devem prevalecer nas opções de desenvolvimento, que dinamizam a economia local e regional, incentivam o comércio, distinguem os valores naturais, a gastronomia e a beleza desta região que clamam por ações que promovam e dinamizem os factores endógenos de desenvolvimento. Dotar esta região de meios para que se afirme como um território atractivo e promissor, quer no quadro nacional, como transfronteiriço e europeu, passa por desenvolver uma marca sustentada numa visão integrada de gestão territorial, moderna e inclusiva associada á criação de uma área protegida.
A iniciativa é promovida pela Associação de Comerciantes e Industriais de Torre de Moncorvo em parceria com o Município de Torre de Moncorvo. Promove-se assim o património gastronómico, o usufruto da natureza e  tradicional convívio local.

1 comentário:

  1. Só lamento não ter estado lá. Talvez para a próxima.
    Parabéns à organização.

    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.