sexta-feira, 6 de julho de 2012

Visitas guiadas ao Castelo de Mogadouro


Visitas guiadas ao Castelo de Mogadouro

O projeto "Visita ao Património Monumental de Fronteira" prossegue neste próximo fim de semana, dias 7 e 8 de julho. Nestes dois dias, o Dr. Nélson Rebanda irá realizar um percurso pela história do Castelo de Mogadouro, um importante Monumento Nacional que se encontra sob gestão da DRCN. As visitas são às 18 horas. Inscreva-se nos contactos disponilizados para o efeito.
O Castelo de Mogadouro
O castelo de Mogadouro foi erguido no séc. XII e em 1297 foi concedido à Ordem dos Templários por D.Dinis. Mas anos mais tarde, em 1311, após a extinção da Ordem dos Templários, passou para a Ordem de Cristo.
No século XV o castelo passou a pertencer à família dos Távoras e teve um importante papel durante a Guerra da Restauração da independência. Aquando a eliminação dos Távoras, por acusação de traição, durante o reinado de D.José, o castelo foi abandonado e a ruína tomou conta dele.
Apresenta uma torre rectangular e esta é acompanhada, não de muito longe, por uma outra de feição mais recente, conhecida como a torre do relógio.
Classificado como monumento nacional em 1946, beneficiou de obras de restauro e hoje apresentam-se conservadas apenas dois panos de muralha, a torre de menagem e a torre do relógio.
As visitas têm a duração de uma hora e um custo de 2 euros por pessoa.
Os interessados terão de marcar previamente através dos contactos disponibilizados para o efeito, indicando um nome, contacto e número de acompanhantes. As pessoas devem estar 15 minutos no local antes da hora marcada.
Marcações:
Telefone: 22 619 78 96 (das 9 às 13 horas dos dias úteis)
Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.