terça-feira, 3 de setembro de 2013

NORDESTE TRANSMONTANO - EFEMÉRIDES

03.09.1757 – Lançamento de uma derrama por todas as terras da comarca de Miranda para a construção da ponte de São Joanico.
Notícia do jornal O Nacional deste dia: - Ontem saiu desta vila (Mirandela) o juiz de direito José Maria Pinto de Almeida Carvalhais que há cinco anos servia esta comarca; a sua despedida foi coberta de nossas lágrimas e bênçãos; grande número de pessoas da vila e da comarca acompanharam este magistrado até à sua própria casa, a uma distãncia de 7 léguas.

Ponte do Pocinho
03.09.1777 – Notícia da celebração de exéquias pelo rei D. José em Torre de Moncorvo de que extractamos: - … e de várias poesias fúnebres compostas em diversos metros pelos Académicos Unidos da mesma vila, em que mostravam o seu profundo sentimento…
  03.09.1909 – Carta do presidente da câmara de Fozcôa para o de Moncorvo: 
- Ilº e Exº Senhor – Tendo pela recente construção da ponte do Pocinho, no rio Douro, perdido, tanto a câmara da mui digna presidência de Vª Exª como esta, um rendimento anual calculado em média de um conto de réis; assim venho alvitrar a Vª Exª para, no caso que Vª Exª concorde, representarmos ao Governo, pedindo-lhe por aquele motivo e outros que Vª Exª entenda justos, nos ceda o rendimento da percentagem da referida ponte….

António Júlio Andrade

1 comentário:

  1. A mania de nos sacarem o graveto com as passagens nas pontes já vem de longe.Tanto de falou na ponte que é agora uma ruína.Como a linha do sabor.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.